Estressores psicossociais influenciam gestação e vida adulta, aponta pesquisa

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 03/06/2015 às 15:02

Imagem de grávida (Foto: Free Images) Condições apontadas na pesquisa estão associadas a uma maior ocorrência de retardo de crescimento intrauterino nos bebês  (Foto: Free Images)

Da Agência USP de Notícias

Um projeto da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) acompanhou 900 mulheres grávidas do distrito do Butantã, na Zona Oeste de São Paulo, pertencentes à nova classe C, e constatou que, durante a gestação, 27% sofreram algum tipo de violência (física, psíquica ou sexual), 29% tiveram depressão, 16% ansiedade e 4% dependência de álcool ou drogas. Essas condições estão associadas a uma maior ocorrência de retardo de crescimento intrauterino nos bebês, ou seja, peso e altura abaixo do esperado para a idade gestacional em que o bebê nasceu.

Esses dados fazem parte dos resultados preliminares obtidos pelo Projeto Butantã – Novas Ferramentas na Compreensão do Desenvolvimento Infantil: a Interação gene-ambiente e a Conectividade Neuronal, realizado sob a coordenação de Ferraro e da psiquiatra infantil Bacy Fleitlich-Bylik, do Instituto de Psiquiatria da FMUSP. "Crianças nascidas nestas condições têm aumentadas as chances de, na vida adulta, apresentarem hipertensão, diabetes, obesidade e transtornos mentais, doenças que têm um custo muito alto para um país", alerta o médico pediatra e professor da FMUSP, Alexandre Ferraro.

De acordo com Ferraro, os índices obtidos são semelhantes a países como Índia e Paquistão e três vezes maiores que os encontrados em países desenvolvidos. “As consultas pré-natais realizadas atualmente no Brasil têm como foco as questões biológicas da mãe e do bebê e não levam muito em conta outros aspectos da vida das gestantes, como ocorrência de violência física, sexual e psicológica, e os transtornos mentais, como depressão e ansiedade”, aponta.

A pesquisa está inserida no âmbito do Instituto Nacional de Psiquiatria do Desenvolvimento para Infância e Adolescência (INPD), coordenado pelo professor Eurípedes Constantino Miguel, da FMUSP. O INPD é um dos Institutos Nacionais de Ciência, Tecnologia e Inovação (INCTI) do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Confira a matéria completa no site da Agência USP de Notícias