Mamógrafo móvel atenderá mais de 1,3 mil recifenses em junho

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 01/06/2015 às 15:00

Mamografia faz parte do check-up da mulher (Foto: Guga Matos/JC Imagem) Mamografia faz parte do check-up da mulher (Foto: Guga Matos/JC Imagem)

Neste mês de junho, o mamógrafo móvel da Secretaria de Saúde do Recife percorrerá vários lugares da cidade para realizar exames preventivos de câncer de mama em mulheres entre 50 e 69 anos, faixa etária considerada de risco para a doença pelo Ministério da Saúde. A cada visita, serão realizados até 80 exames preventivos para identificar se as mulheres possuem ou não qualquer anomalia. A expectativa é que 1.360 pacientes sejam atendidas.

Desde janeiro deste ano, o Mamógrafo Móvel atendeu a  5.239 mulheres de acordo com a Gerência da Política de Saúde da Mulher. Os resultados são entregues em até 15 dias, na mesma unidade de saúde onde as pacientes realizaram o exame.

Se algum problema for detectado, a mulher receberá toda a assistência e orientação, além de ser encaminhada aos serviços de referência para tratamento. Segundo a gerente da Política de Saúde da Mulher, Ana Karla Mattos, é importante que as mulheres realizem os exames preventivos. “Quanto mais rápido for detectado o câncer, maior a chance de cura”, reforça a gerente.