Entenda por que é perigoso tomar antibióticos a torto e a direito

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 01/06/2015 às 11:59
medicamento_destaque FOTO:

Remédios O fator de risco para a resistência microbiana começa com o uso indiscriminado dos antibióticos (Foto: Free Images)

A resistência de bactérias a antibióticos é uma ameaça global à saúde pública. Por isso, é muito importante que a população esteja consciente dos malefícios que o uso abusivo e inadequado dos antibióticos pode causar. O curioso é que o fator de risco para a resistência microbiana começa com o uso indiscriminado desse tipo de medicação, justamente o tipo de remédio usado para combater as bactérias.

Entre os equívocos mais frequentes, está o uso desses medicamentos para tratar infecções que não são bacterianas, mas sim virais (como gripes), resfriados e a maior parte de tosses e dores de garganta. Ou seja, nesses casos o remédio não funciona, pois ele não age contra vírus.

Uma prática perigosa, mas também bastante frequente, é a automedicação, principalmente em doses incorretas ou em tempo de tratamento inadequado (casos em que a pessoa começa a se sentir melhor e acaba interrompendo o uso do antibiótico).

"A conscientização da população para o uso correto dos antibióticos é essencial para evitar e combater a proliferação bacteriana e a resistência ao tratamento", salienta a diretora médica do negócio de farmacêuticos estabelecidos da Abbott no Brasil, Riva Dimitrov. Por isso, o primeiro passo é procurar um especialista, que orientará o paciente sobre o que fazer. "Além disso, é fundamental que o paciente siga as orientações e prescrições médicas", frisa Riva.

Confira sete dicas sobre o uso correto dos antibióticos:

- Utilize antibióticos apenas quando prescrito por um médico ou cirurgião dentista.

- Tome o número correto de doses por dia e em intervalos regulares.

- Complete todo o ciclo de antibióticos, conforme prescrito, mesmo que você esteja se sentindo melhor, para garantir que todas as bactérias sejam eliminadas

- Não compartilhe seus antibióticos com outras pessoas

- Não pule doses nem tome duas doses de uma vez para compensar uma dose esquecida.

- Armazene os antibióticos conforme as orientações da bula.

- Não guarde antibióticos para utilização futura