Combinação do uso de álcool e tabaco é fator de risco para câncer de cavidade oral

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 31/05/2015 às 12:08

Frequência de ingestão de bebidas alcoólicas e tabagismo estão relacionados com câncer de cavidade oral (Foto: Free Images) Frequência de ingestão de bebidas alcoólicas e tabagismo estão relacionados com câncer de cavidade oral (Foto: Free Images)

Neste Dia Mundial sem Tabaco (31/5), o Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa) alerta sobre a relação entre álcool, tabaco e o desenvolvimento de câncer. Segundo relatório do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), a estimativa para 2015 é de aproximadamente 576 mil novos casos de câncer no Brasil. Entre os mais prevalentes destacam-se o câncer de pele do tipo não melanoma, seguido pelos tumores de próstata, mama feminina, cólon e reto, pulmão, estômago e colo do útero.

>> Leia também:

Dia Mundial sem Tabaco: confira dicas para abandonar o cigarro

Além dos já citados, o câncer de cavidade oral também é um dos que serão mais predominantes no País nos próximos anos, principalmente entre os homens. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, esse tipo de câncer é o quarto mais frequente no sexo masculino nas regiões Sudeste e Nordeste. Estima-se que devem ser registrados mais de 11 mil casos novos em homens e 4 mil em mulheres em todo o Brasil. Os principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença são o tabagismo, etilismo, infecções por HPV e exposição à radiação solar.

Verifica-se o aumento do risco de incidência do câncer de cavidade oral está diretamente associado com o tempo que a pessoa fuma, número de cigarros fumados por dia e a frequência de ingestão de bebidas alcoólicas. O relatório destaca que o etilismo e o tabagismo podem atuar também em sinergia - ou seja, um potencializando os efeitos maléficos do outro, o que confere um risco muito maior para os indivíduos que fumam e fazem ingestão de bebida alcoólica.