Especialista ressalta importância de conciliar nutrição com atividade física

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 29/05/2015 às 9:20

Imagem de saladas (Foto: Free Images Não basta apenas praticar exercícios para ficar em forma; especialista recomenda pensar na alimentação como uma aliada dos treinos (Foto: Free Images)

Com a onda fitness, cada vez mais pessoas vêm aderindo à novas formas de exercitar-se e aliar a rotina de atividades físicas com um cardápio saudável. Uma caminhada no parque, uma corridinha na praia ou praticar esporte com grupo de amigos. Para unir exercícios e alimentação balanceada entra a nutrição esportiva, ramo da nutrição que tem como objetivo promover a saúde, melhorar o rendimento durante o exercício e otimizar a recuperação após os treinos.

O primeiro passo para quem quer unir os dois é procurar um especialista. "O primeiro passo deve ser a procura por profissionais especializados. É importante que se faça uma avaliação médica para descartar qualquer problema de saúde que impeça a prática do exercício. O acompanhamento com nutricionista e professor de educação física é importante para que o praticante tenha um melhor rendimento e atinja com êxito suas metas", explica a nutricionista e especialista em nutrição esportiva Mariana Alencar, da Prodieta.

O segundo passo é seguir o plano alimentar elaborado pelo especialista. Para isso, é importante que o atleta deixe claro qual o seu objetivo com o novo cardápio. Pessoas que pretendem emagrecer possuem um tipo de dieta, diferente das que possuem o objetivo de hipertrofiar. “Quem quer emagrecer deve esperar pelo menos 40 minutos para consumir algum alimento. Isto acontece porque quando terminamos o exercício, a gordura continua sendo oxidada. Assim que consumimos o alimento, aumenta a glicose no sangue, liberando a insulina e, então, cessa a queima da gordura”, esclarece a nutricionista esportiva. Já quem pretende ganhar massa muscular, o ideal é que se alimente logo após o exercício, de acordo com seu plano alimentar personalizado.