Hospital Santa Joana lança guia nutricional para auxiliar pacientes com câncer

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 28/05/2015 às 18:00

Imagem de sopa (Foto: Free Images) Consumir alimentos mais pastosos, como sopas, é uma das recomendações da cartilha nutricional para pacientes em tratamento oncológico (Foto: Free Images)

Náuseas, vômitos, baixa imunidade e diarreia são sintomas muito comuns para pacientes com câncer. Os efeitos da doença e dos inúmeros tratamentos, como quimioterapia e radioterapia, muitas vezes ocasionam também falta de apetite no paciente, que com o as dificuldades de se alimentar pode desenvolver quadro de desnutrição. A fim de ajudá-los a manter uma alimentação saudável, o Hospital Santa Joana lançou nesta quinta-feira (28) um guia nutricional de alta hospitalar para pacientes em tratamento oncológico.

A cartilha, que será distribuída para os pacientes com orientação de nutricionista, traz receitas e dicas para auxiliar na aceitação alimentar durante o tratamento do câncer. "As orientações contidas no guia são de extrema importância para a manutenção do paciente que está em tratamento oncológico. Além da conscientização sobre a necessidade de se manter nutrido para dar resposta ao tratamento, o material ensina formas de prevenir ou diminuir a incidência dos efeitos", ressalta o médico Lúcio Flávio Alencar, coordenador da equipe multidisciplinar de Terapia Nutricional do hospital.

Confira o Guia nutricional de alta hospitalar para pacientes em tratamento oncológico.

Algumas dicas do Guia Nutricional de Alta Hospitalar para pacientes em Tratamento Oncológico:

Falta de Apetite - Nessa fase, é importante aumentar o consumo de calorias. Escolha os alimentos que mais gosta e incremente as receitas com azeite de oliva, creme de leite e mel. Isso contribui para aumentar as calorias. Utilize temperos naturais como: orégano, manjericão, hortelã, alho, gengibre, cebola e cheiro verde.

Boca seca ou feridas na boca – Chá de Romã ajuda na cicatrização. Acrescente molhos e caldos no preparo dos alimentos, desde que não sejam muito condimentados; balas e gomas de mascar sem açúcar são indicadas para estimular salivação; consumir alimentos mais pastosos, como: pudins, gelatinas, purês, sopas, cremes, mingaus.

Náuseas e vômitos - Faça pequenas refeições ao longo do dia; evite ou diminua líquidos durante as refeições; evite frituras, gorduras; bebidas alcoólicas, café, chá preto, e mate e condimentos fortes; não fique próximo do preparo de refeições, para não enjoar.

Imunidade - Durante a quimioterapia/radioterapia/tmo, pode ocorrer diminuição da imunidade, sendo importantes evitar verduras cruas e de casca fina, sucos, água de coco e caldo de cana in natura, pães com cremes ou recheios, iogurte, leite fermentado e leites não pasteurizados e queijos crus. Também é importante ficar atento à higiene e preparação correta dos alimentos.