Exibição de documentário marca 1º ano de atividades do Consultório na Rua

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 28/05/2015 às 6:00

Consultório na Rua assiste pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social (Foto: Rodrigo Lôbo/Acervo JC Imagem) Consultório na Rua assiste pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social (Foto: Rodrigo Lôbo/Acervo JC Imagem)

Em comemoração ao primeiro ano de atividades, a equipe do ?Programa ?Consultório na Rua do Recife promove, nesta quinta-feira (28/5), um final de tarde diferente para pessoas em situação de rua. A partir das 17h, será exibido um documentário com o tema O quê que a rua tem?, na Praça de Alimentação do Mercado Público, no Bairro de Brasília Teimosa, Zona Sul do Recife. A narrativa do audiovisual é contada a partir de histórias dos próprios moradores derua, que poderão se ver na telona, ?contando seus objetivos e dificuldades.

Segundo a coordenadora do Consultório na Rua do Recife, Brena Leite, o momento será importante para trocar experiências, conversar e perceber a situação de cada um dos cidadãos. “Será um espaço de encontro e de troca de experiências entre es?se público, os profissionais que atuam n?a área e a comunidade. A ideia é proporcionar diálogos que possam desconstruir preconceitos e estigmas sobre a vida nas ruas”, diz Brena.

?Proposta 

O Programa Consultório na Rua é uma política pública do Ministério da Saúde e foi implantado pela Prefeitura do Recife em maio de 2014  em três Distritos Sanitários da cidade (I, VI e VIII) por ter mais pessoas em situação de rua?. A proposta é dar atenção integral à saúde a essa população. As equipes são formadas por profissionais como psicólogos, assistentes sociais e técnicos sociais. Atualmente, 220 usuários estão cadastrados no programa. ?