UPA Dulce Sampaio celebra 5 anos com 842 mil atendimentos em clínica médica, ortopedia e pediatria

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 27/05/2015 às 12:00

Uunidade realiza cerca de 500 atendimentos por dia, com resolutividade de 97% dos casos (Foto: Divulgação) Unidade realiza cerca de 500 atendimentos por dia, com resolutividade de 97% dos casos (Foto: Divulgação)

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dulce Sampaio, gerida pela Santa Casa de Misericórdia do Recife, comemora nesta quinta-feira (28) cinco anos de prestação de serviços à saúde. Nesse período, foram 842 mil atendimentos nas áreas de clínica médica, ortopedia e pediatria. A unidade, que fica no bairro dos Torrões, Zona Oeste do Recife, realiza uma média de 500 atendimentos por dia com uma resolutividade de 97% dos casos.

A UPA Dulce Sampaio atende exclusivamente casos de urgência e emergências. Os usuários são classificados de acordo com a gravidade e o risco. Esse método de atendimento se dá através do Protocolo de Classificação de Risco de Manchester. “Ao chegar à unidade, o paciente é classificado de acordo com os sintomas. Depois, recebe a pulseira de identificação e, de acordo com a cor, aguarda o tempo previsto no protocolo. Pode aguardar até, no máximo, quatro horas para ser atendido”, informa  o coordenador administrativo da UPA Dulce Sampaio, Gleybson Marques.

Vale frisar que a UPA Dulce Sampaio enfrenta algumas dificuldades, como a falta de conscientização dos usuários do sistema. Em comparação ao ano de 2013, por exemplo, a unidade registrou em 2014 um aumento de 4% nos atendimentos dos pacientes graves (vermelhos, laranjas e amarelos), além do aumento de 2% nos atendimentos dos pacientes menos graves. “Ou seja, os pacientes classificados com o perfil de menos graves deveriam ser atendidos pela atenção básica, mas os usuários sempre buscam a UPA. Não deixamos de atendê-los", garante Gleybson.