Automedicação em caso de gripe ou resfriado pode causar problemas à saúde

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 27/05/2015 às 9:00
medicamentos-235 FOTO:

Imagem de embalagens de medicamentos (Foto: Free Images) A automedicação, alertam especialistas, pode mascarar doenças mais graves ou desencadear reações perigosas, como hemorragia e distúrbios hepáticos (Foto: Free Images)

Se você é daqueles que não podem começar a sentir dores no corpo, uma coriza insistente ou espirros constantes e já passam na farmácia para comprar remédios vendidos para combater com esses sintomas, é melhor pensar seriamente em acabar com esse péssimo hábito. A automedicação, alertam especialistas, pode mascarar doenças mais graves ou desencadear reações perigosas, como hemorragia e distúrbios hepáticos.

"A automedicação geralmente mascara a doença e dificulta um diagnóstico preciso pelo médico. A pessoa acha que está com um resfriado e, na realidade, pode estar com dengue ou alguma doença imunológica. Fora isso, nenhuma medicação é imune de dar prejuízos ao paciente e pode causar alguma reação, como uma hemorragia, alergias ou problemas hepáticos e renais", alerta a infectologista Ana Henrique, do Hospital Santa Joana, no Recife.

Apesar de muito populares nas farmácias, esses medicamentos servem apenas como paliativos. "O resfriado comum geralmente não tem medicação efetiva; é uma doença autolimitada. Ou seja, tem começo, meio e fim. É preciso ter cuidado para o quadro não evoluir para uma infecção secundária, como uma pneumonia ou sinusite. Esses medicamentos ajudam apenas a melhorar os sintomas", explica.

Por estarem associados a componentes analgésicos, o paciente geralmente se sente um pouco melhor. "É uma medicação muito utilizada para vendas de farmácia, mas raramente se tem uma prescrição médica com esses medicamentos. O ideal é procurar um médico e tomar bastante líquido. Se tiver febre, tomar no máximo um antitérmico", orienta a médica.

Resfriado ou gripe?

Apesar de doenças causadas por vírus diferentes, gripe e resfriado têm sintomas distintos. "A gripe é uma doença mais séria porque deixa o paciente acamado e com febre. Já o resfriado é menos sério e dura de quatro a cinco dias", explica a infectologista Ana Antunes. Em muitos casos, a recomendação da especialista para evitarmos a gripe é fazer a vacinação preventiva. "A pessoa acaba ganhando muito mais do que tomando medicamentos que, nem sempre, são adequados", defende.

>> Leia também:

Contra a gripe, seu escudo é a vacinação, alerta campanha do Ministério da Saúde

Confira 10 dicas para evitar gripe e resfriado

A vacina para a gripe é indicada para idosos acima de 60 anos, crianças de 6 meses a 5 anos, profissionais de saúde, população indígena e gestantes. Os interessados podem procurar a vacinação nos postos de saúde do município.