Atenção, pais! Cuidado redobrado para evitar choques elétricos em crianças

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 27/05/2015 às 6:00
crianca-tomada-235 FOTO:

Barrinha de consumo eficiente da Celpe (Foto: divulgação)

Imagem de criança colocando a mão em tomada (Foto: Tiago Calazans/ Acervo JC Imagem) É importante fazer uso do protetor plástico de tomada, que pode ser adquirido em qualquer mercado especializado (Foto: Tiago Calazans/Acervo JC Imagem)

Quem tem criança em casa sabe que é necessário ter atenção redobrada evitar acidentes domésticos, principalmente os choques elétricos. Alguns cuidados, no entanto, podem e devem ser tomados para prevenir ou minimizar os riscos. O Casa Saudável reuniu algumas dicas da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) para ajudar os pais a não transformar os momentos de lazer dos pequenos em muita dor de cabeça.

Para o engenheiro elétrico Evandro Simões, gestor da Celpe, a principal recomendação é utilizar sempre os protetores de tomadas. "Os acidentes elétricos com crianças em residências estão muito relacionados a inserção de algum objeto na tomada. Por isso, é importante fazer uso do protetor plástico de tomada, que pode ser adquirido em qualquer mercado especializado. O custo é baixíssimo em comparação ao benefício", ressalta o especialista.

>> Leia também:

Limpe o ar-condicionado para evitar alergia e economize energia

Outra dica importante é o uso de aterramento nos eletrodomésticos, como na geladeira e na máquina de lavar. "Temos nas tomadas três pinos. O pino do centro é utilizado para drenar possíveis vazamentos de corrente para a terra sem que haja a possibilidade de passar energia para o corpo humano. Tanto em construções como em reformas, aproveite para se certificar que tenha aterramento nas tomadas", explica Simões.

Para quem tem o hábito de usar extensões pela casa, é importante evitá-las. Além de poder ser o causador de tropeções, pode desencadear choque elétricos. "Se esses fios que a gente leva de um ponto para outro tiverem qualquer comprometimento da capa plástica, pode provocar choque elétrico", diz o gestor da Celpe.

E mais: água e eletricidade não combinam. Por isso, o importante é manter os aparelhos elétricos longe de água e, ao utilizar qualquer equipamento, vale a pena estarmos sempre calçados e com as mãos enxutas. Na dúvida, não devemos permitir que as crianças usem eletrodomésticos se estiverem molhadas. "A água pode respingar do plug plástico e descer pela parte metálica da tomada. É bom evitar porque a umidade diminui a resistência e possibilita um caminho para a condução de energia elétrica", alerta.

Em caso de acidentes com energia elétrica, a Celpe recomenda primeiramente ligar para o Samu (192) ou o Corpo de Bombeiros (193) e desligar o disjuntor elétrico ou a chave geral. O segundo ponto é prestar primeiros socorros (pessoa deve conhecer e saber realizar os primeiros atendimentos). Os pais também devem verificar como está a situação da língua da criança para evitar asfixia.

Cuidado com as pipas 

Para soltar pipas, a criança deve procurar lugares abertos e afastados da rede elétrico. Se a pipa por acaso ficar presa nos fios elétricos, nunca tente retirá-la. Além disso, não se deve usar cerol (mistura de cola e vidro moído muito utilizada na linha das pipas) porque esse composto se torna um condutor de energia, além de ser perigoso e oferecer risco alto de provocar sérios acidentes com motociclistas e transeuntes.