Cabo de Santo Agostinho promove Semana do Bebê em prol da primeira infância

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 25/05/2015 às 14:16
sonobebê_destaque FOTO:

Semana do Bebê Evento tem como compromisso acelerar esforços para reduzir as mortes evitáveis de crianças até 5 anos

Para renovar o compromisso com a sobrevivência infantil e acelerar os esforços dos governos e da sociedade de reduzir as mortes evitáveis de crianças até 5 anos, com ênfase nos primeiros dias de vida, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef)  sistematizou a metodologia da Semana do Bebê e está ajudando a promovê-la em centenas de municípios brasileiros. A partir desta segunda-feira (25/5), a ação toma conta do município do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife.

Foi criado o Comitê de Desenvolvimento Comunitário (CDC), com a participação do Governo Municipal, sociedade civil e voluntários da fábrica InterCement Brasil, um dos parceiros no evento. "A cada ano, é visível o número de pessoas envolvidas com a Semana do Bebê. Isso fortalece nossa mobilização social para um olhar diferenciado, capaz de sustentar relações e ideias que garantam transformações a favor de todos os bebês do Cabo de Santo Agostinho”, diz a representante da InterCement Brasil, Cybelle Brito.

Na terça-feira (26/5), das 13h às 15h, haverá Roda de Conversa com o tema Conhecendo seus direitos e do bebê e os cuidados com a primeiríssima infância no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Jussaral. O mesmo tema será levado para Casa do Mestre Goitá, em Pontezinha, na quarta-feira, 27, das 9h às 11h. Das 14h às 17h, haverá oficina de decoração para o quarto do bebê no Cras de Ponte dos Carvalhos.

Um curso de atualização em puericultura será oferecido na quinta-feira (28/5), das 8h às 17h, dentro das ações de Atenção a Saúde da Criança. O evento acontecerá no Restaurante Chácara, na Vila Social, e é destinado às enfermeiras da Rede de Atenção Básica do Município.

Na sexta-feira, 29, os Cras da Vila Roca, pela manhã, e da Charneca, à tarde, receberão a roda de conversa com as futuras mamães. No sábado (30), das 8h às 11h, as crianças poderão jogar futebol dentro da programação com a atividade Jogando pela 1ª infância na Escola Modelo Manoel Davi, de Ponte dos Carvalhos.

O encerramento da Semana do Bebê será no domingo, 31 de maio, das 14h às 17h, no Parque dos Eucaliptos , em Ponte dos Carvalhos, com recreadores para as crianças, Mateus e Catirina, final da gincana Todos juntos pela primeira infância e exposição de painéis e fotografias sobre a semana do bebê.