Médicos retomam congresso de ortopedia em PE para fortalecer produção científica

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 22/05/2015 às 14:19

"Temos a melhor ortopedia do Norte e Nordeste", garante Romeu Krause (Foto: Divulgação) "Temos a melhor ortopedia do Norte e Nordeste", garante Romeu Krause (Foto: Divulgação)

A Sociedade Brasileira de Ortopedia/Regional Pernambuco (SBOT/PE) retomará o Congresso Pernambucano de Ortopedia e Traumatologia. O evento, que não ocorre no Estado há 14 anos, está na 3ª edição e será realizado entre os dias 17 e 19 de setembro.

Nos três dias de atividade, serão enfocados assuntos que envolvem a prática do ortopedista generalista, subespecialidades, a preparação do jovem ortopedista e a questão da valorização profissional. “A nossa missão é resgatar a produção científica no Estado, que infelizmente é inferior a de Estados vizinhos, como Paraíba, Fortaleza e Piauí”, explica o presidente da SBOT/PE, Marcus André.

A programação científica prevê a realização de conferências e mesas redondas. A expectativa é que o congresso reúna cerca de 400 profissionais, que serão estimulados a participar ativamente das discussões propostas. Os interessados poderão se inscrever para o evento a partir de julho.

A SBOT/PE foi fundada em 1943, graças ao pioneirismo do professor Luis Inácio de Barros Lima. Tornou-se uma das mais antigas regionais e mais participativas nos âmbitos científico e político. Após uma lacuna de quase duas décadas sem a realização do evento, os profissionais terão a oportunidade de participar do 3º Congresso Pernambucano de Ortopedia e Traumatologia, que contribuirá com o desenvolvimento da prática, da pesquisa e do ensino em Pernambuco.

"Temos a melhor ortopedia do Norte/Nordeste. Por falta de incentivo, contudo, a nossa região produz cientificamente muito pouco. Ficamos acomodados individualmente e esquecemos o coletivo. Em 2015, a SBOT Nacional completa 80 anos e, nesse período, apenas dois congressos de ortopedia e traumatologia foram realizados no Recife: em 1971 e 2003”, diz o presidente do congresso, Romeu Krause.