Limpe o ar-condicionado para evitar alergia e economize energia

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 22/05/2015 às 15:40

Barrinha de consumo eficiente da Celpe (Foto: divulgação)

Imagem de ar-condicionado (Foto: Free Images) Além de melhorar funcionamento do ar-condicionado e ventilador, fazer limpeza semanal e ficar atento à manutenção técnica ainda ajuda a economizar energia (Foto: Free Images)

Quem é alérgico ou convive com pessoas alérgicas sabe como é importante a limpeza de móveis e aparelhos eletrodomésticos da casa. Se não usados e higienizados corretamente, ar-condicionado e ventiladores podem ser uns dos principais facilitadores de reações alérgicas. Aliado a esse fato, a falta de manutenção pode prejudicar também o desempenho destes equipamentos levando a um consumo maior de energia e, consequentemente, uma conta de luz muito mais salgada. O Casa Saudável conversou com especialistas e reuniu algumas dicas para um consumo mais eficiente destes equipamentos.

Para os alérgicos, uma das recomendações dos especialistas é preferir sempre os aparelhos de ar-condicionado. "O ventilador termina levantando poeira e fazendo ela circular pelo ambiente. Já o ar-condicionado mantem o ar climatizado sem circular poeira", explica o alergologista Waldemir Antunes.

Além de melhorar o funcionamento do aparelho, fazer uma limpeza semanal e ficar atento à manutenção técnica ainda ajuda a economizar energia. "É fundamental fazer a limpeza e manutenção correta do ar-condicionado e do ventilador com técnico especializado. Fazer uma rotina semanal e uma limpeza dos filtros do ar-condicionado e das hélices do ventilador é muito importante. Assim previne as alergias e ainda melhora o funcionamento do aparelho, fazendo com com que ele consuma menos energia", alerta.

Imagem de ventilador (Foto: Free Images) Limpe as hélices do ventilador com pano úmido e nunca o direcione na posição do rosto (Foto: Free Images)

O ideal, recomenda o especialista, é que uma pessoa não alérgica faça a limpeza destes aparelhos com uso de máscara. Para os ventiladores, um pano úmido com água é suficiente. Quanto ao ar-condicionado, é preciso remover a tela dos filtros e lavar com água corrente e sabão - se necessário, pode usar uma escovinha para remover todos os resíduos.

Fique atento também ao posicionamento dos aparelhos e a temperatura escolhida. "O ar-condicionado tem que estar instalado em uma posição alta, uma vez que o ar frio é mais denso e pesado. Se colocar o aparelho abaixo da janela, ele terá que trabalhar mais para fazer o ar circular bem", explica Antunes. A temperatura ideal fica entre 22ºC e 23ºC. "Não há necessidade de uma temperatura menor. Se o paciente coloca uma temperatura muito abaixo da média termina tendo que usar aquele edredom para se aquecer e este edredon pode estar com poeira e ácaros", alerta.

Já o ventilador não deve estar direcionado para o rosto do paciente, pois pode desencadear reações alérgicas. Posicione o equipamento mais para cima, fazendo com que ele ventile todo o ambiente. Outra dica importante é utilizar os ventiladores de teto no modo exaustor, pois o ar será direcionado para cima.

ENERGIA

Além de manter os filtros sempre limpos para consumo mais eficiente do ar-condicionado, outras dicas bastante simples podem te ajudar a gastar menos energia com este aparelho. É o que garante o gestor em eficiência energética da Celpe (Companhia Energética de Pernambuco), Daniel Sarmento.

A primeira recomendação é sobre alguns cuidados na compra do aparelho. Escolher um equipamento com potência maior do que a ideal para o ambiente é sinal de que haverá gasto desnecessário de energia. Prefira também equipamentos que venham identificados com selo Procel de Economia de Energia - indicador de produtos com menor consumo de energia. O selo Procel estimula a fabricação e comercialização de produtos mais eficientes, contribuindo para o desenvolvimento tecnológico e preservação do meio ambiente.

Outro detalhe que pode lhe ajudar a consumir menos energia com o ar-condicionado é o uso do temporizador - dispositivo capaz de medir o tempo de funcionamento do aparelho presente na maioria dos equipamentos produzidos atualmente. Por fim, regule adequadamente o termostato, tenha cuidado para não bloquear a ventilação em aparelhos instalados na área externa e quando for ligar o aparelho, mantenha janelas e portas fechadas.