Suco de uva pode ajudar quem deseja reduzir gordura abdominal, diz estudo

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 21/05/2015 às 9:23
uva_dest FOTO:

Consumo regular do suco de uva elaborado com 100% fruta, sem adição de açúcar, contribui para a redução da gordura abdominal Consumo regular do suco de uva elaborado com 100% fruta, sem adição de açúcar, contribui para a redução da gordura abdominal

Nunca se falou tanto sobre os benefícios da uva. Cada vez mais estudos têm comprovado que o consumo moderado da fruta e seus derivados oferece uma série de vantagens para a saúde. O suco de uva totalmente integral, por exemplo, pode ser um aliado de quem deseja perder a barriga. Depois de comprovar os benefícios da bebida para o coração, a redução de colesterol, a prevenção do câncer e a melhora da memória, uma pesquisa realizada pelo Centro Universitário Metodista (IPA), de Porto Alegre (RS), indicou que o consumo regular do suco elaborado com 100% fruta, sem adição de açúcar, pode contribuir para a redução da indesejada gordura abdominal.

Coordenado pela biomédica Caroline Dani e pela bioquímica Cláudia Funchal, o estudo iniciado em 2009 já foi publicado em revistas científicas. Caroline, que estuda os benefícios do suco desde 2004, explica que os ratos submetidos à dieta hiperlipídica (rica em gordura) com suco de uva tiveram um aumento de peso e de gordura na região abdominal inferior ao grupo que recebeu a mesma alimentação e água.

Já os animais com a mesma alimentação e que ingeriram água tiveram ganho de massa e de gordura. A biomédica lembra que estudos anteriores já comprovaram a ação dos componentes da uva e, por consequência do suco 100%, para a proteção do fígado e do coração, redução da pressão arterial, melhora na capacidade cognitiva, sistema nervoso central e proteção contra os radicais livres.

Caroline também coordenou outra pesquisa no IPA que mostrou que idosos que tomaram suco de uva 100% por 30 dias reduziram circunferência abdominal e peso, além do índice de massa corporal (IMC), colesterol total e colesterol ruim. Não houve alteração nos níveis de glicose nem dos de triglicerídeos. Durante o estudo, os voluntários incluíram no cardápio dois copos de suco de 400 ml por dia durante um mês.