Saúde ocular: equipamento permite visualizar camadas da retina em ampla profundidade

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 21/05/2015 às 12:00

"Equipamento também pode gerar mapa epitelial da córnea para rastrear precocemente o ceratocone", diz Bernardo Cavalcanti (Foto: Divulgação) "Equipamento também pode gerar mapa epitelial da córnea para rastrear precocemente o ceratocone", diz Bernardo Cavalcanti (Foto: Divulgação)

O Hospital de Olhos de Pernambuco (Hope) passa a contar com um novo equipamento para tomografia de coerência óptica. Trata-se do OCT Avanti, que possibilita a realização de exames nas áreas de retina, glaucoma e córnea para pacientes com diabetes, oclusões vasculares e outras condições de saúde. A nova máquina ainda possibilita a realização de angiografia sem contraste.

Para o oftalmologista Bernardo Cavalcanti, que esteve à frente do processo de aquisição do OCT Avanti, a tecnologia também beneficia pacientes com alergia a contraste. "É um equipamento inédito em Pernambuco que proporciona agilidade e qualidade das imagens. Enquanto o OCT tradicional realiza 24 mil scans por segundo, o Avanti é capaz de capturar 70mil scans, o que garante uma boa imagem. Outro diferencial é que o equipamento pode gerar o mapa epitelial da córnea para rastrear precocemente o ceratocone", explica Bernardo. O ceratocone é uma doença que progressivamente afina a região central da córnea.

O hospital investiu R$ 450 mil na aquisição do aparelho, que ainda permite a visualização das camadas da retina em ampla profundidade e ajusta o contorno do disco óptico a aspectos singulares do paciente, como etnia, gênero e idade.