Central de Transplantes: "Zé do Rádio foi parceiro na luta pela doação de órgãos"

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 21/05/2015 às 16:01

Zé do Rádio passou cinco meses na fila de espera por um transplante de coração (Foto: Rodrigo Lôbo/Acervo JC Imagem) Zé do Rádio passou cinco meses na fila de espera por um transplante de coração (Foto: Rodrigo Lôbo/Acervo JC Imagem)

A Central de Transplantes de Pernambuco (CT-PE) lamenta o falecimento de Ivaldo Firmino dos Santos, um dos seus principais apoiadores. Mais conhecido como Zé do Rádio, ele era um dos torcedores mais célebres do Sport e passou cinco meses na fila de espera por um transplante de coração. O procedimento foi realizado em 2002. Desde então, ele se tornou um dos maiores incentivadores e garoto propaganda da doação de órgãos em Pernambuco.

>> Leia também:

Zé do Rádio foi um dos últimos de um futebol menos chato

Rim representa 82% da fila de espera da Central de Transplantes de Pernambuco

“Só quem passa por uma complicação grave de saúde, sabe a importância desse gesto”, disse Zé do Rádio em entrevista à Secretaria de Saúde de Pernambuco, em 2012, quando comemorava os 10 anos do transplante.

Segundo a coordenadora da CT-PE, Noemy Gomes, Zé do Rádio sempre visitava a unidade. "Ele sempre estava presente nas nossas campanhas e em eventos para prestar seu depoimento. Zé foi um parceiro importante na nossa luta pela doação de órgãos por mostrar a seriedade do trabalho e que a doação funciona, que traz um novo sopro de vida para quem precisa de um órgão. O desejo da família da Central, da qual ele fazia parte, é deixar nosso conforto e abraço para seus entes queridos", diz Noemy.

Zé do Rádio deu entrada no Real Hospital Português, no Recife, na madrugada desta quinta-feira (21/05), em parada cardiorrespiratória. Foi reanimado e internado na Unidade de Recuperação Cardiotorácica (URCT). Fez nova parada cardiorrespiratória, não respondendo às manobras habituais, sendo o óbito constatado às 10h30. Zé do Rádio tinha diabetes, hipertensão arterial e doença renal crônica.