Aluno desenvolve ideia de aplicativo para auxiliar comunicação de deficientes auditivos

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 20/05/2015 às 18:00

Imagem do estudante Fábio Lima (Foto: divulgação) Concepção do aplicativo foi elaborada pelo aluno Fábio Lima, do curso de rede de computadores da Faculdade dos Guararapes (Foto: divulgação)

Uma ferramenta para auxiliar a comunicação e o aprendizado de deficientes auditivos. Esta é a concepção de um aplicativo pensado pelo estudante Fábio Lima, do curso de rede de computadores da Faculdade dos Guararapes (FG). O aluno está entre os selecionados para expor seu projeto no III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, encontro que acontecerá entre 26 e 29 deste mês, no Centro de Convenções de Pernambuco.

Através de placas e direções e acesso ao banco de dados, a nova tecnologia permitirá a tradução para o usuário em três línguas: português, inglês e espanhol. O aplicativo também poderá ser utilizado na rua, com dispositivo de geolocalização. Por enquanto, a ideia está apenas no papel, mas a intenção de Fábio é buscar apoio e executar a proposta para o mercado.

SOBRE O FÓRUM

Organizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), com apoio do Ministério da Educação (MEC), o III Fórum Mundial de Educação pretende reunir soluções propostas por alunos que resultem na inclusão e integração na educação. A programação reunirá conferências, palestras, debates, apresentações culturais, mostras tecnológicas, oficinas e feiras temáticas. A expectativa de público é de 20 mil pessoas ao longo dos quatro dias de evento.