Xô, assaduras! Confira dicas valiosas para trocar corretamente a fralda do bebê

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 19/05/2015 às 6:00
fraldas_jadestaque FOTO:

fraldas_ja Com o passar do tempo, os pais desenvolvem habilidades de trocar a fralda sem o bebê acordar (Foto: Arquivo pessoal)

Quando o tema é cuidado com os bebês, o uso correto das fraldas descartáveis é um dos assuntos que mais despertam dúvidas nos pais. O tempo ideal para a troca da fralda, o tipo para cada criança e os lenços umedecidos geralmente usados durante as trocas são algumas dos temas que mais intrigam. A pediatra e mestre em saúde materno-infantil Karla Danielle Bomfim, do Instituto de Medicinal Integral Professor Fernando Figueira (Imip), esclareceu os principais questionamentos. Confira:

- Com que frequência deve ser trocada a fralda do bebê? À medida em que ele cresce, essa frequência diminui?

Normalmente se espera que sejam trocadas em torno de oito fraldas por dia. O ideal é verificar, a cada três horas, se a fralda está molhada ou com fezes. A maturidade do bebê para chamar a atenção da mãe por ter feito xixi ou cocô só se dá por volta dos dois anos.

- Qual a importância de sempre verificar a fralda a cada três horas?

A criança maior sente quando faz xixi ou cocô e, assim, chama a atenção de alguma forma. Mas as crianças menores, principalmente nos primeiros seis meses, não têm essa maturidade. Fungos e bactérias já existem na nossa pele, mas há um equilíbrio. A região da genitália tende a sofrer bastante com a umidade que tem na urina e nas fezes, como também com as substâncias liberadas pelas fezes, que entram em contato com a pele. O material sintético das fraldas também faz com que a pele do bebê sinta bastante. A fralda, ao permanecer umedecida por muito tempo, sob o efeito dessas substâncias liberadas, cria barreiras na pele que se tornam uma porta de entrada para fungos e bactérias. Se as fraldinhas de pano tiverem que ser usadas, o ideal é redobrar a verificação, já que elas não têm o gel de absorção das fraldas descartáveis.

O ideal é que se verifique, a cada três horas, se a fralda está molhada ou com cocô (Foto: Free Images) O ideal é que se verifique, a cada três horas, se a fralda está molhada ou com cocô (Foto: Free Images)

>> Leia também:

NE10 promove 6ª edição do concurso A Minha Gravidez, integrado ao Casa Saudável

- Existe uma fralda ideal?

As melhores são aquelas que absorvem mais, com gel absorvível e a camada de contato com a pele do bebê com tecido de algodão e com alguma substância considerada pomada sintética, colocada no tecido para que ele fique mais impermeável.

- Qual a forma ideal de limpar o bebê durante a troca de fraldas? Lenço umedecido é ruim?

O lenço umedecido, na verdade, tira a sujeira visível, mas não tira as chamadas sujidades, que são as sujeiras menos visíveis, os restos celulares e os aglomerados de restos de fezes com bactérias. Os lenços umedecidos não limpam por inteiro e ainda podem deixar aquele local umedecido demais. É como se você tivesse deixado a fralda por mais tempo. Quando a fralda estiver suja, o correto é lavar o bebê com água corrente e sabão neutro. Depois, enxugar bem com uma toalhinha, passar a pomada de barreira, que são os cremes antiassaduras com óxido de zinco e outras vitaminas, e colocar a fralda. Isso diminui as chances de aparecimento de dermatites, mas não exclui as sensibilidades individuais de cada criança. Quando sair com o bebê, os pais podem levar uma garrafinha de água mineral e sabonete neutro líquido para auxiliar no asseio durante a troca da fralda.

- O bebê que dorme a noite toda deve ser acordado para troca de fralda? 

O ideal seria que o bebê fosse acordado para a troca da fralda, mas sabemos que dificilmente isso acontece. Com o passar do tempo, os pais percebem se a criança é mais sensível ou não a um determinado tempo de uso das fraldas. E ao longo da convivência com o bebê, os pais também desenvolvem habilidades para trocar a fralda sem acordá-lo. Eles devem estar cientes que a criança está em maior risco de desenvolver dermatite se não houver a troca da fralda durante a noite. Se o bebê tiver feito xixi, pode apenas secá-lo durante o processo. Mas se ele tiver feito cocô, deve-se lavar bem a região com água e sabonete neutro, passar uma camada de pomada de barreira e trocar a fralda.

Durante a troca de fraldas, deve-se lavar a genitália do bebê com água e sabão neutro (Foto: Free Images) Durante a troca de fraldas, deve-se lavar a genitália do bebê com água e sabão neutro (Foto: Free Images)

- A pomada antiassaduras deve ser aplicada a cada troca de fralda, independentemente de o bebê ter feito cocô ou não?

A pomada oferece mais uma barreira e deixa a região mais impermeável, além de conter algumas vitaminas, como o zinco. O grande xis da questão é não deixar a pele do bebê umedecida. Não se deve passar a pomada antiassadura dentro da genitália da criança, e sim nas dobras entre a coxa e a genitália e nas polpas das nádegas. Dessa forma, o produto se espalha pela pele naturalmente. O creme pode deixar resíduos e, se for colocado dentro da genitália, pode dificultar a remoção, principalmente nas meninas, que têm áreas mais difíceis de se higienizar. Se o creme não for retirado, ao invés de funcionar como uma barreira, passa a ser um meio de cultura para bactérias.

- Quais são os principais sintomas de dermatites de contato causadas pelas fraldas?

Além da vermelhidão na área, a criança começa a ficar bastante irritada porque a urina ácida e as fezes, quando entram em contato com a área inflamada, causam desconforto. Alguns bebês começam, inclusive, a ter dificuldade de fazer xixi ou cocô.