Saúde mental: luta antimanicomial é tema de roda de conversa no Recife

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 13/05/2015 às 18:22

Movimento da Luta Antimanicomial defende os direitos das pessoas com transtornos mentais (Foto: Free Images) Movimento da Luta Antimanicomial defende os direitos das pessoas com transtornos mentais (Foto: Free Images)

Com o objetivo de apoiar integralmente a Luta Antimanicomial, cujo dia nacional é lembrado em 18 de maio, a Secretaria de Saúde do Recife, por meio da Gerência de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas (GSMAD) promove, nesta quinta-feira (14), uma roda de conversa com o vice-presidente da Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme), Walter Oliveira. O encontro será no auditório da Fafire, no bairro da Boa Vista, área central do Recife. O evento será no 5º andar da faculdade, das 18h às 21h, e pretende esclarecer e promover o diálogo entre os estudantes do assunto.

Segundo Telma Melo, gerente de saúde mental da Secretaria de Saúde do Recife, a gerência apoia a luta antimanicomial. “As atividades serão uma oportunidade para trocar experiências e discutir questões referentes à saúde mental”.

O Movimento da Luta Antimanicomial defende os direitos das pessoas que convive com transtornos mentais. A ideia de isolar o indivíduo em nome de tratamentos é considerada preconceituosa pelos ativistas. O Movimento da Luta Antimanicomial defende ainda que, como todo o cidadão, os pacientes também têm direito à liberdade e devem viver em sociedade, sendo possível receber cuidado e tratamento adequados.