Grávida ao volante: obstetra dá dicas para dirigir com segurança

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 13/05/2015 às 8:48
grávida_destaque FOTO:

Gestantes podem dirigir em qualquer fase da gestação desde que adotem cuidados (Foto: Reprodução/Internet) Gestantes podem dirigir em qualquer fase da gestação desde que adotem cuidados (Foto: Reprodução/Internet)

Estamos na época de lembrar o Maio Amarelo, movimento internacional que tem como objetivo tornar o trânsito mais seguro através da educação e fiscalização. A atividade, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), também alerta sobre os cuidados que as gestantes devem na direção e também quando estão na condição de passageiro. A primeira orientação chama atenção para o uso do cinto de segurança. De acordo com a ginecologista e obstetra Glaucia Guerra, do Instituto de Medicinal Integral Professor Fernando Figueira (Imip), no Recife, as mulheres grávidas devem usar o cinto de três pontos durante toda gravidez.

“A faixa subabdominal deve se manter tão baixa e ajustada quanto possível. A faixa diagonal deve cruzar o meio do ombro, passando entre as mamas e nunca sobre o útero”, diz a especialista. De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Cotran) e o Departamento Nacional de Trânsito (Detran), não existe legislação específica sobre gestantes. Até 1997, o Código de Trânsito Brasileiro impedia a mulher grávida de dirigir a partir do quinto mês de gestação.

É bom frisar que, durante a gravidez, os reflexos da mulher se tornam mais lentos e os riscos de acidente aumentam. “É permitido dirigir em qualquer fase da gestação desde que a mulher esteja se sentindo bem e segura. Deve-se dirigir com cuidado, sem se esquecer de respeitar as leis do trânsito.  É preciso estar bem alimentada e evitar trajetos longos”, explica Glaucia.

"Ao dirigir, a grávida deve afastar o banco para trás e deixá-lo o mais longe possível da direção sem comprometer a segurança", reforça a médica. Ela ainda orienta que a distância entre o abdome e o volante deve ter, no mínimo, 15 centímetros.

Em caso de acidente de trânsito, deve ser aguardado o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)  para que a grávida seja avaliada e conduzida para uma emergência. Se estiver bem e acompanhada dos familiares, também é prudente ser levada numa emergência para avaliação materna e fetal.