Cisa alerta sobre uso nocivo de álcool para as mulheres

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 11/05/2015 às 9:00

Imagem de garrafas de bebidas alcoólicas (Foto: Felipe Ribeiro/Acervo JC Imagem) Mais de 3% das brasileiras têm algum transtorno relacionado ao uso de álcool (Foto: Felipe Ribeiro/Acervo JC Imagem)

O Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa) tem alertado a população sobre os riscos do uso de álcool nocivo entre mulheres. Segundo o Cisa, organização não governamental, as mulheres são mais vulneráveis aos efeitos dessa substância devido a diferenças na composição biológica entre os gêneros e, por isso, enfrentam riscos particulares à saúde.

Dados do relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que 3,2% das mulheres brasileiras apresentam algum transtorno relacionado ao uso de álcool, sendo que 1,8% apresenta diagnóstico de dependência. Já entre universitárias, quase 84% apresentaram baixo risco para desenvolver dependência alcoólica, enquanto 15% exibiram risco moderado e 1%, alto risco.

Em comparação aos homens, de acordo com o Cisa, elas têm relativamente menos água no corpo (o que faz com que o álcool fique mais concentrado) e possuem níveis menores de enzimas responsáveis pelo metabolismo do álcool. Ao consumirem as mesmas quantidades de bebida alcoólica que os homens, as mulheres apresentam níveis mais elevados de álcool no sangue e demoram mais tempo para metabolizá-lo - ou seja, os efeitos ocorrem mais rapidamente e tendem a ser mais duradouros. Além disso, elas têm mais probabilidade de desenvolver problemas relacionados ao álcool, mesmo com níveis inferiores de consumo e/ou em idade mais precoce do que os homens.

Esse cenário reforça a necessidade de cuidado e assistência, além de políticas de prevenção do uso nocivo de álcool e estratégias de intervenção direcionadas a essa parcela de 16% de jovens mulheres com grandes chances de desenvolver problemas relacionados à bebida.

Ao considerar as questões nutricionais, o consumo de álcool em excesso pode diminuir a absorção ou prejudicar o metabolismo de diversos alimentos. Sendo assim, dependendo da quantidade e padrão de consumo, o estado nutricional de uma pessoa pode ser afetado seriamente.

Confira outros potenciais danos do consumo de álcool à saúde:

- Danos ao fígado: mulheres que bebem são mais propensas a desenvolver inflamação do fígado do que os homens.

- Doença cardíaca: mulheres são mais suscetíveis à doença cardíaca relacionada ao álcool do que os homens.

- Câncer de mama: mulheres que ingerem cerca de uma dose de álcool por dia têm chances maiores de desenvolver câncer de mama em comparação com as mulheres que não fazem uso de bebida alcoólica.

- Gravidez: beber em qualquer quantidade durante a gravidez representa risco para a mãe e para o feto, que estará propenso a problemas comportamentais, de aprendizado e outros.