Saúde do coração: médicos debatem estratégias de atendimento nas emergências

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 08/05/2015 às 6:00

Hipertensão, insuficiência cardíaca e infarto estão entre as doenças mais comuns na sala de emergência cardíaca (Foto: Reprodução/Internet) Hipertensão, insuficiência cardíaca e infarto estão entre as doenças mais comuns na sala de emergência cardíaca (Foto: Reprodução/Internet)

Chamada na Sala de Emergência é tema do Simpósio Internacional RealCor/Procardio 2015, que começa nesta sexta-feira (8) e termina no sábado (9/5), no Real Hospital Português, no Recife. Cardiologistas de todo o País debatem estratégias de atendimento na sala de emergência cardiológica, levando em conta fatores como tempo de atendimento e as novas técnicas disponíveis.

Hipertensão, insuficiência cardíaca (coração cansado), infarto agudo do miocárdio e edema agudo pulmonar estão entre as doenças mais comuns na sala de emergência cardíaca. “Tempo é músculo. Quanto mais rápido o atendimento, maior a chance de salvar o doente”, alerta o cardiologista Paulo Sérgio Oliveira, coordenador do evento.

O médico explica que, em caso de dor no peito e na região do tórax, a pessoa deve procurar imediatamente a emergência cardíaca para afastar qualquer problema no coração. “As outras hipóteses diagnósticas podem esperar, mas o coração não”, conclui Paulo Sérgio.

SERVIÇO

O que: Simpósio RealCor Procardio

Quando: 8 e 9 de maio

Onde: Salão de Convenções do Real Hospital Português – 8º andar do Edf. Egas Moniz