Dia Mundial de Combate ao Câncer de Ovário traz alerta sobre diagnóstico

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 08/05/2015 às 15:00

Imagem de médica com prancheta (Foto: Free Images) Maioria das pacientes com câncer de ovário não apresenta sintomas até o câncer atingir estágio avançado (Foto: Free Images)

Esta sexta-feira (8) marca o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Ovário, uma data para alertar e chamar a atenção das mulheres a observar os sinais do corpo para diagnosticar eventuais doenças. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), foram registrados em 2014 cerca de 5.680 novos casos de câncer de ovário no País, com uma média de 3.027 mortes. Cerca de ¾ dos tumores neste órgão se apresentam em fase avançada quando diagnosticados.

Uma das principais características da doença é que a maioria das pacientes com câncer de ovário não apresenta sintomas até o câncer atingir estágio avançado, segundo alerta o especialista Eduardo Inojosa, especialista da Oncoclínica Recife. O importa, aponta Inojosa, é ficar atenta ao sinais característicos da doença, a exemplo das dores abdominais, aumento do volume do abdômen, presença de massa abdominal palpável, constipação e alteração na função digestiva.

O médico avisa que a consulta regular ao ginecologista, o controle do peso, a prática de atividades físicas e uma alimentação saudável são medidas que podem ajudar a evitar o tumor. Estudos comprovam que uma relação entre obesidade e alto consumo de gordura com o câncer de ovário propicia maior chance de desenvolver a doença.