Idosos devem se vacinar contra gripe para evitar complicações da doença

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 05/05/2015 às 9:00

Vacinação é a medida mais eficaz para prevenir a gripe (Marcelo Camargo/Agência Brasil) Vacinação é a medida mais eficaz para prevenir a gripe (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Para esclarecer sobre a imunização contra a gripe na população idosa, a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), que reúne médicos geriatras e os gerontólogos, orienta sobre a campanha nacional contra a gripe, que iniciou na segunda-feira (4/5). Idosos acima de 60 anos estão entre o público-alvo da ação, que tem como objetivo reduzir os casos de complicações e óbitos causados pela doença.

>> Leia também:

Contra a gripe, seu escudo é a vacinação, alerta campanha do Ministério da Saúde

Gripe e resfriado são doenças diferentes

De acordo com o Guia de Vacinação da Geriatria, produzido através de uma parceria entre a SBGG e a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM), entre as infecções preveníveis por meio de vacinas, as mais frequentes são as do trato respiratório em idosos. Nesse contexto, destacam-se as infecções causadas pela gripe.

A vacinação, segundo orienta a SBGG, é a medida mais eficaz para prevenir a gripe e reduzir a morbimortalidade associada à doença entre idosos. Nas últimas décadas, essa medida tem sido usada com sucesso para reduzir os impactos da enfermidade nessa população.

Apesar de a vacina mais conhecida ser a da gripe, a SBGG acrescenta que é preciso chamar a atenção para as demais possibilidades preventivas, como a pneumonia e a herpes zoster.

Acesse o Guia de Vacinação da Geriatria na versão online e confira mais informações sobre o calendário de vacinação dos idosos. A publicação serve de apoio para médicos, profissionais da saúde e população em geral. Ainda assim, é fundamental o acompanhamento de um médico para análise individual das necessidades de cada pessoa.