Pelo menos 65% da população não descartam medicamentos corretamente

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 04/05/2015 às 10:29
medicamento_destaque FOTO:

População geralmente descartar medicamentos no lixo e esgoto doméstico, o que promove contaminação ambiental (Foto: Free Images) População geralmente descarta medicamentos no lixo e esgoto doméstico, o que promove contaminação ambiental (Foto: Free Images)

Nesta terça-feira (5/5), Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, será realizada a 4ª Campanha de Incentivo ao Uso Racional de Medicamentos, promovida pela Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) e pelo Departamento de Assistência Farmacêutica do Instituto de Medicinal Integral Professor Fernando Figueira (Imip). A ação acontece das 8h às 16h, na Praça da Santa do Imip. Pesquisa conduzida no ano passado, com as pessoas que participaram da campanha, revelou que cerca de 65% dos entrevistados jogam os medicamentos no lixo doméstico quando perde a validade.

Outros achados do levantamento

- 44,77% das pessoas adquiriram os medicamentos na farmácia comum

- 58,14% costumam tomar medicamento sem prescrição médica, sendo os analgésicos (37,21%) os mais administrados

- 88,37% possuem medicamentos na “farmácia caseira”

- 40,31% guardam seus medicamentos no quarto

- 29,84% deixam os medicamentos ao alcance de crianças

- 46,90% guardam o medicamento na validade

A FPS mantém um posto de coleta permanente para recolhimento de produtos medicamentosos. “É importante destacar que o medicamento é um produto químico. Preconizamos um descarte correto, seguindo padrões semelhantes de gerenciamento aos exigidos para os resíduos dos serviços de saúde”, informa a farmacêutica e coordenadora do curso de farmácia da FPS, Flávia Morais.

>> Leia também:

É preciso ter cuidado para descartar medicamentos

Durante o evento desta terça-feira (5/5), estudantes e tutores do curso de farmácia da FPS, além dos residentes e farmacêuticos da Farmácia Hospitalar do Imip atendem a população. Também serão oferecidos exames de glicose, aferição de pressão arterial e cálculo do índice de massa corporal (IMC), como também orientação para descarte e uso correto de medicamentos.

O elevado número de farmácias é um indicador de grande consumo de medicamentos no Brasil. Esse consumo, muitas vezes acompanhado do uso não racional de medicamentos, leva as pessoas a manter em suas casas verdadeiras farmácias, o que pode se transformar em um fator de risco para as intoxicações acidentais infantis. Em um segundo momento, esses medicamentos acabam perdendo a validade e se transformam em resíduos.

"As ações se concentram no dia 5 de maio, mas o alerta é dado pelos estudantes e profissionais durante o ano todo, com o foco de alertar principalmente a população com hipertensão e diabetes sobre o perigo da automedicação. Ao considerar os primeiros três anos de campanha, essa população correspondeu a cerca de 90% dos nossos atendimentos", informa Flávia Morais.

Diabetes e hipertensão

Os pacientes com diabetes e hipertensão são o público-alvo da campanha deste ano, já que suas complicações crônicas têm como causa, na maioria das vezes, a não adesão ao tratamento correto e a negligência do paciente com as doenças, principalmente devido à falta de informação adequada. O farmacêutico tem, dessa maneira, um papel fundamental na adesão e comunicação com o paciente.