Glaucoma em cães exige cuidados especiais

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 04/05/2015 às 14:01

Cães também estão sujeitos a glaucoma (Foto: Igo Bione/Acervo JC Imagem) Cães também estão sujeitos a glaucoma (Foto: Igo Bione/Acervo JC Imagem)

Entre as principais causas de cegueira em cães está o glaucoma, doença oftalmológica que se caracteriza por uma neuropatia óptica progressiva com o aumento da pressão intraocular. É mais comum em algumas raças (cocker spaniel, basset hound, beagle, shitzu, husky siberiano e chow chow), mas também é resultado de traumatismos, inflamações e câncer. Assim, a doença exige atenção especial. Esse é o alerta da médica veterinária Natalie Rodrigues, especialista em oftalmologia, da rede Pet Center Marginal/Petz.

Diferentemente do que acontece com os humanos,o glaucoma costuma ser diagnosticado em estágios avançados no animal, quando parte da visão já foi perdida. Segundo a veterinária, isso não significa, no entanto, que a doença não exija cuidados. "Ela deve ser tratada para evitar que o animal sofra e para monitorar o olho que ainda não tem a doença", informa Natalie.

Olhos avermelhados, mais fechados, pupilas dilatadas e opacidade de córnea são alguns dos sinais mais evidentes e comuns da doença que podem ser identificados pelos donos dos cães.

A melhor maneira de preveni-la é com as visitas anuais do cão ao veterinário, que consegue identificar o glaucoma em estágio inicial com o exame de fundo de olho e com o tonômetro (aparelho que consegue medir a pressão dos olhos dos animais). Feito no próprio consultório, o teste não dura mais do que 50 segundos.

"Com colírio anestésico, encostamos bem de leve o aparelho na córnea do paciente. Se diagnosticado precocemente, evitamos algumas das sequelas do glaucoma", avisa.

O olho do animal é formado por um líquido chamado de humor aquoso que está sempre sendo produzido e eliminado. Quando, por alguma causa, isso não ocorre, há aumento na pressão interna do olho, o que causa danos a uma série de estruturas oculares internas.

Os veterinários classificam o glaucoma em dois tipos: primário e secundário. O primário é mais frequente em determinadas raças. Já o secundário acontece quando algo impede a drenagem desse líquido, como inflamações, traumas oculares e até tumores.