Higienização das mãos pode diminuir em 40% casos de infecção em ambiente hospitalar

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 03/05/2015 às 9:00
MAOS_ FOTO:

Higienização correta das mãos é a principal medida de prevenção de infecções relacionadas aos cuidados de saúde (Foto: Reprodução) Higienização correta das mãos é a principal medida de prevenção de infecções relacionadas aos cuidados de saúde (Foto: Reprodução)

A Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) promove nesta terça-feira (5/5) ações em 15 cidades para conscientizar os visitantes de hospitais. A atividade marca a primeira blitz da Campanha de Prevenção da Infecção na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), promovida pela entidade. O objetivo da ação é orientar que a higienização das mãos é a principal medida de prevenção de infecções relacionadas aos cuidados de saúde. Estima-se que a correta lavagem das mãos de profissionais e visitantes de pacientes internados pode diminuir em, pelo menos, 40% os casos de infecções.

O dado é da Organização Mundial de Saúde que, desde 2009, instituiu 5 de maio como o Dia Mundial da Higienização das Mãos. Durante a atividade, todos os visitantes nos hospitais que participam da ação serão abordados por profissionais que explicarão a importância da lavagem das mãos antes de visitar o paciente e ao sair do hospital. Na ocasião, todos receberão um material ilustrado que ensina os passos importantes para a higienização das mãos.

“Embora seja uma medida extremamente simples, as taxas de adesão a essa medida são muito baixas, chegando a apenas 70% nos centros que apresentam os menores índices de infecção”, diz o médico intensivista Thiago Lisboa, coordenador da Campanha.

As cidades participantes são São Paulo (SP), São José do Rio Preto (SP), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Niterói (RJ), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Recife (PE), Manaus (AM), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Florianópolis (SC) e Belo Horizonte (MG).