Saiba como reconhecer e procurar apoio para problemas de audição nas crianças

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 02/05/2015 às 9:00

Imagem de orelha de criança (Foto: Free Images) Pais devem ficar atentos e procurar um especialista se a criança aparentar qualquer sintoma (Foto: Free Images)

Seu bebê parece não se incomodar com barulhos estranhos, não esboça reação ao ouvir sua voz ou já passou dos 3 anos e ainda demonstra dificuldade em formar palavras e se comunicar com os demais? Esses e outros sinais podem ser indícios de problemas de audição que, muitas vezes, passam despercebidos pelos pais.

CONFIRA:

» Aplicativos ajudam crianças com autismo, distúrbios de fala e linguagem

"O ideal é fazer o teste da orelhinha assim que a criança nasce. Durante o teste, se for detectado algum problema, a criança será encaminhada para exames mais completos", explica a fonoaudióloga Marcella Vida, da Telex Soluções Auditivas. O diagnóstico de perda auditiva, logo nos primeiros meses de vida, é muito importante. Afinal, tratar o problema desde cedo pode ajudar a criança a ter um desenvolvimento normal.

"Os pais devem ficar atentos e procurar um médico otorrinolaringologista se acharem que o bebê está demorando demais para tentar emitir os primeiros sons", aconselha a fonoaudióloga. Se cuidados não forem tomados, os problemas começarão a surgir mais tarde, como no período escolar, o que traz dificuldades na aprendizagem e no convívio em sala de aula.

"Quando a criança é maior, fica mais fácil perceber a dificuldade de ouvir. Quem assiste à televisão com volume muito alto e não dá atenção ao que os pais falam, além de ser muito disperso nas aulas, pode ter algum problema auditivo", alerta a especialista. A troca na fala, acima dos 3 anos, também deve ser uma característica a ser observada com mais cuidado.

"A audição tem papel vital no desenvolvimento da linguagem e da fala, importantes na comunicação e na interação social da criança. A perda auditiva, se não for tratada, pode acarretar uma série de limitações, como timidez, problemas de aprendizado e de relacionamento", conclui a fonoaudióloga.