Terçol, conjuntivite e irritação podem ser confundidos. Confira as diferenças

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 30/04/2015 às 14:44

Imagem de mulher coçando o olho (Foto: divulgação) Conjuntivite e terçol são infecções causadas por agentes biológicos. Já a irritação é causada por agente externo (Foto: divulgação)

Você sabe a diferença entre terçol, conjuntivite e inflamação? Esse é um assunto que levanta muitas dúvidas. Em todos os casos, contudo, é ideal procurar um especialista para diagnóstico, tratamento e cura de problemas que comprometem a saúde ocular.

A conjuntivite e o terçol são infecções causadas por agentes biológicos. "Nos caso dos terçóis, as bactérias são sempre responsáveis pelo problema. As conjuntivites podem ser causadas por vírus, bactérias ou mesmo uma simples alergia", explica o oftalmologista Lúcio Maranhão, do Hospital de Olhos de Pernambuco (Hope). O terçol pode causar também entupimento de uma das glândulas lacrimais e proliferação bacteriana. "Geralmente, o quadro de irritação pode acabar gerando infecção, principalmente se o paciente coçar os olhos", explica o especialista. Os sintomas, na maioria das vezes, são vermelhidão, coceira, ardor, fotofobia e sensação de corpo estranho.

Enquanto a irritação (caso não evolua para uma infecção se não tratada adequadamente) dura apenas algumas horas, a conjuntivite e terçol permanessem por alguns dias. "O importante é que cada uma possui um tratamento específico e só pode ser corretamente diagnosticada em um exame clínico oftalmológico com um especialista", alerta Lúcio Maranhão.