Pensa em usar a mente para abrir a porta de casa? Talvez seja possível em 2025

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 28/04/2015 às 6:00

Cerca de 35% dos participantes da pesquisa desejam controlar as luzes de casa através de controle mental (Imagem: Free Images) Cerca de 35% dos participantes da pesquisa desejam controlar as luzes de casa através de controle mental (Imagem: Free Images)

Em pesquisa global desenvolvida pela IEEE, organização dedicada ao avanço da inovação tecnológica para o benefício da humanidade, a mente humana desponta como a tecnologia de escolha para controle de dispositivos na vida cotidiana em 2025. Os resultados do estudo, que teve uma amostra de mais de 3 mil entusiastas de tecnologia, revelam uma diminuição da importância dos telefones celulares e dispositivos móveis como o principal meio de controle de tecnologia.

A pesquisa foi apresentada para os participantes do Mobile World Congress, realizado recentemente em Barcelona, na Espanha. "À medida em que a tecnologia evolui, ela se torna cada vez mais integrada às nossas vidas e sua presença física diminui", afirma o membro do IEEE Diogo Mónica, líder de segurança da Docker. "O próximo passo nessa evolução será a capacidade de controlar a tecnologia sem uso das mãos, utilizando somente o poder do cérebro", acrescenta.

Enquanto a demanda dos consumidores por dispositivos controlados pela mente segue aumentando, muitas das funcionalidades da casa do futuro serão programadas para ler comandos dos usuários a partir de suas ondas cerebrais. Os participantes da pesquisa responderam que aplicações por controle mental são o meio preferido para execução de tarefas em casa, como abertura de uma porta, uso de eletrodomésticos, desligamento de luzes e utilização de videogames.

Eis as principais conclusões do estudo:

- 35% dos entrevistados que votaram sobre a forma como eles gostariam de abrir sua porta de casa em 10 anos escolheram o controle da mente como a preferência, na frente de biometria, scanner de retina, celular e sensores de movimento.

- 35% dos que responderam sobre a preferência para controlar utensílios de cozinha daqui 10 anos escolheram o controle da mente, e 24% optarem por dispositivos móveis e de telefonia celular. A tecnologia não domina totalmente a cozinha porque 26% dos entrevistados gostam de cozinhar manualmente.

- 35% dos participantes da pesquisa gostariam de controlar as luzes da sua casa através de controle mental em 2025.