Gastos para tratar doenças relacionadas ao trabalho chegam a US$ 2,8 trilhões

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 28/04/2015 às 9:00

Doenças psiquiátricas como depressão são cada vez mais comuns no setor produtivo (Foto: Free Images) Doenças psiquiátricas como depressão são cada vez mais comuns no setor produtivo (Foto: Free Images)

Neste Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho (28/4), a Organização Internacional do Trabalho (OIT) chama atenção para as doenças profissionais, que causam um número de mortes sete vezes maior do que os acidentes laborais. Dos 2,34 milhões de óbitos anuais, 86% correspondem a casos de doenças ocupacionais - um total de 2,02 milhões de mortes todos os anos.

Os gastos globais com tratamento, reabilitação e perda de produtividade devido a acidentes e doenças relacionadas ao trabalho chegam a 2,8 trilhões de dólares, segundo estimativa da Organização das Nações Unidas (ONU).

Para o presidente da Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo (Fecomerciários), Luiz Carlos Motta, esses números ressaltam a gravidade da questão. “Por causa de dados como esses, 28 de abril é marcado como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, uma iniciativa que visa ressaltar a importância de ações que protejam os profissionais e zelem por sua saúde”, explica.

“Doenças psiquiátricas, como depressão, também são cada vez mais comuns no setor devido ao aumento da pressão para atingir metas, exigência de produtividade e até assédio moral por parte de alguns patrões ou supervisores”, alerta Motta.