Estudos apontam relação entre consumo de álcool e hipertensão arterial

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 24/04/2015 às 6:00

Imagem de garrafas de bebidas alcoólicas (Foto: Felipe Ribeiro/Acervo JC Imagem) Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa) alerta para os possíveis efeitos entre o uso de bebidas alcoólicas e a hipertensão arterial (Foto: Felipe Ribeiro/Acervo JC Imagem)

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares são responsáveis por cerca de 17 milhões de mortes por ano, o que representa um terço do total de óbitos. Desses, aproximadamente 9,4 milhões são decorrentes de complicações associadas à hipertensão arterial. Com a proximidade do Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial (26/4), os dados refletem um alerta, segundo o Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa), para os possíveis efeitos entre o uso de bebidas alcoólicas.

Conforme aponta pesquisa da Sociedade Brasileira de Cardiologia, as mulheres são mais afetadas pela hipertensão arterial (27%), já que possuem mais risco de sofrer alterações na pressão arterial na gestação e na menopausa. Entre os homens, 21% convivem com o problema. Outros fatores de risco associados à hipertensão são alimentação pouco saudável, tabagismo, sedentarismo, diabetes e  obesidade.

Já em relação ao consumo de bebida alcoólica, estudos mostram que a substância pode tanto trazer prejuízos como benefícios associados à doença. Quando em excesso, o álcool pode acarretar no aumento da pressão, colesterol, triglicérides e peso. Por isso, é sempre recomendável que o indivíduo se certifique com o médico sobre a possibilidade de ingerir álcool, mesmo que em pequenas quantidades.

Apesar de a OMS não estabelecer um nível considerado seguro para o consumo de bebidas alcoólicas, a recomendação do Cisa é evitar prejuízos à saúde como um todo. A ingestão relacionada ao baixo risco de desenvolvimento de problemas é de até duas doses por dia para homens e uma dose por dia para mulheres. Homens não devem ultrapassar o consumo de três doses diárias e mulheres duas doses diárias.

Em alguns casos, o consumo do álcool é inaceitável. É o caso de pessoas com menos de 18 anos, gestantes e pessoas em uso de medicamentos cujos efeitos possam ser alterados pelo consumo de bebidas alcoólicas.