Atividade física pode diminuir pressão arterial e taxas no sangue

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 23/04/2015 às 6:10

Imagem de pessoas caminhando em parque (Foto: Edmar Melo/JC Imagem) Estudo da Fiocruz mostrou que atividade física regular de intensidade moderada pode ajudar a diminuir pressão arterial e taxas de colesterol e açúcar no sangue (Foto: Edmar Melo/JC Imagem)

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) mostrou que, mesmo sem restrições alimentares, o exercício físico regular de intensidade moderada pode reverter o aumento da pressão arterial e das taxas de colesterol e açúcar no sangue, assim como os prejuízos à circulação provocados por uma dieta rica em gordura. O estudo foi realizado com ratos, considerados um modelo experimental da chamada síndrome metabólica, e publicado na revista científica Metabolic Syndrome and Related Disorders.

A síndrome metabólica é composta por um conjunto de alterações que aumentam o risco de doenças cardiovasculares, como o infarto e o acidente vascular cerebral (AVC). Entre os principais problemas estão a hipertensão arterial; o aumento de moléculas gordurosas – chamadas de lipídios – no sangue, incluindo o colesterol; e intolerância à glicose ou resistência à insulina, o que corresponde a um estado de pré-diabetes. "A doença está associada à gordura abdominal, também chamada de visceral, porque fica situada em volta das vísceras, como o intestino e o fígado. Principalmente em homens, é comum encontrarmos indivíduos que não são muito gordos, mas têm a barriga protuberante. Estas pessoas podem ter síndrome metabólica", explica o chefe do Laboratório de Investigação Cardiovascular do IOC, Eduardo Tibiriçá.

Segundo Tibiriçá, os dados apontam efeitos positivos da atividade física mesmo na ausência de uma dieta equilibrada. “Esse resultado poderia ter sido ainda melhor com a mudança alimentar, mas, desta forma, ele nos permite avaliar algo que ocorre na realidade. Mesmo quando não conseguem manter a dieta recomendada, as pessoas podem realizar o exercício e obter benefícios”, ressalta.

Confira a matéria completa no site da Fiocruz.