Sedentarismo é fator de risco para hipertensão arterial, inclusive entre crianças e jovens

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 22/04/2015 às 8:00

Manter-se em atividade é estratégia importante para evitar hipertensão, que hipertensão, que já acomete de 5% a 10% da população com até 18 anos (Foto: Free Images) Manter-se em atividade é estratégia importante para evitar hipertensão, que já acomete de 5% a 10% da população com até 18 anos (Foto: Free Images)

A Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH) está preocupada com os dados mais recentes divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre o sedentarismo no País. A pesquisa revela que 46% dos adultos (um total de 67,2 milhões de brasileiros) são sedentários. Para a entidade, essa condição, associada ao estresse, maus hábitos alimentares e excesso de peso, é um fator de risco para a hipertensão, que acomete de 5% a 10% da população com até 18 anos (7 milhões de crianças e adolescentes) e cerca de 30% da população adulta. Esse percentual chega a mais de 50% após os 60 anos.

Já o estresse, por exemplo, está associado diretamente às doenças do coração e à hipertensão arterial. Só no Brasil, 70% da população economicamente ativa sofrem desse mal. Entre crianças e adolescentes, a hipertensão já está associada ao excesso de peso e sedentarismo.

“O sedentarismo, entre outros agravantes, é um dos fatores de risco para a hipertensão. Assim, o nosso objetivo é conscientizar a população da importância da atividade física e alimentação saudável para o controle de doenças crônicas e cardiovasculares”, afirma o nefrologista Fernando Almeida, membro da SBH.

O médico é um dos participantes da campanha Menos pressão, mais vida, da SBH, que promove diversos eventos gratuitos por todo o Brasil com o apoio do Ministério da Saúde. Os eventos acontecem no dia 26 de abril, data em que é comemorado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial.

A SBH também orienta a população em geral com seus 10 mandamentos. Confira:

1. Meça a pressão arterial, pelo menos, uma vez por ano

2. Pratique atividades físicas todos os dias

3. Mantenha o peso ideal

4. Adote alimentação saudável: pouco sal, sem frituras e mais frutas, verduras e legumes

5. Reduza o consumo de álcool. Se possível, não beba

6. Abandone o cigarro

7. Nunca pare o tratamento; é para a vida toda

8. Siga as orientações do médico ou profissional da saúde

9. Evite o estresse. Tenha tempo para a família, os amigos e o lazer

10. Ame e seja amado