Em alerta ao câncer ósseo, Hospital de Câncer de Pernambuco promove passeio ciclístico

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 21/04/2015 às 15:37
pedaladahcp_destaque FOTO:

Passeio ciclístico tem saída da Praça do Arsenal, no Bairro do Recife Passeio ciclístico tem saída da Praça do Arsenal, no Bairro do Recife

Com o objetivo de alertar a população para o câncer ósseo, um tipo tumor maligno e raro que acomete cerca de 2,7 mil brasileiros a cada ano segundo a Sociedade Brasileira de Cancerologia, o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) promove a primeira edição do passeio ciclístico Pedala HCP, que será realizado neste domingo (26/4). A saída está prevista para as 8h, da Praça do Arsenal, no Bairro do Recife. De lá, os ciclistas seguem em direção à Avenida Cruz Cabugá, área central da cidade, passam pela frente do HCP e retornam para terminar o roteiro na própria Praça do Arsenal.

Além de chamar a atenção para o câncer ósseo, a iniciativa tem o objetivo ainda de estimular a população a praticar atividades físicas. Embora seja detectado em menos de 1% de todos os tumores, a doença apresenta alto índice de mortalidade e mutilação. Para esse tipo de câncer, o HCP realiza 30 consultas diárias e cerca de 15 cirurgias semanais. Como é um tumor raro, geralmente é negligenciado e desconhecido pela população. Os sintomas iniciais são dores persistentes, que podem avançar para inchaço e caroços.

Através de uma parceria com a Secretaria de Cultura do Recife, o Pedala HCP contará uma frevioca para levar os pacientes que não quiserem pedalar. É estimado um público de aproximadamente 500 pessoas. Todo o lucro do passeio será revertido para o HCP, que atende exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e é totalmente filantrópico.

Cada kit (camisa com proteção contra raios ultravioleta e cartilha) custa R$ 40. Além disso, é preciso levar dois quilos de alimentos não perecíveis na hora da compra.

Onde comprar os kits:

CicloviaSport - Avenida Rui Barbosa, 1105, Graças (fica na Toyolex. Telefone: (81) 3877-1909

AcquaShop - Av. Engenheiro Antônio de Goes, 222 - Pina. Telefone: 81 3125-3113

Hospital de Câncer de Pernambuco - Avenida Cruz Cabugá, 1597. Procurar o setor de doações. Telefone: 81 3217-8025

Aluguel de bicicletas:

Reservas antecipadas – Telefones: 81 8744-6256 ou 9805-2924