Aulão de ginástica e exames gratuitos marcam Dia de Combate à Hipertensão

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 21/04/2015 às 10:51
hipertensão_destaque FOTO:

Aferição de pressão arterial está entre os serviços que serão oferecidos no Parque da Jaqueira (Foto: Divulgação) Aferição de pressão arterial está entre os serviços que serão oferecidos no Parque da Jaqueira (Foto: Divulgação)

Nesta semana, várias atividades educativas marcam o Dia Nacional de Combate à Hipertensão (26/4). Para lembrar a data e orientar a sociedade sobre o risco da doença, a Secretaria de Saúde do Recife?, em parceria com a  Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas,? preparou duas ações de promoção e prevenção à saúde, com o apoio do Programa Academia da Cidade.

Na sexta-feira (24), a programação será no Parque da Jaqueira, Zona Norte do Recife, onde profissionais da Academia da Cidade d?ão início ?às atividades às 6h30, com um aulão cuja expectativa é reunir cerca de 500 pessoas. Os profissionais do Centro Médico Ermírio de Morais (CMEM), unidade especializada em hipertensão, aferem a pressão arterial e a glicemia, além de distribuir materiais educativos e dar orientações sobre a doença aos público.

O médico cardiologista Silvio Paffer, diretor geral do CMEM, alerta que, entre os problemas que dificultam o controle da pressão arterial alta, está a baixa adesão dos pacientes ao tratamento. “Uma pessoa que convive com a doença precisa adotar hábitos saudáveis de vida. A principal recomendação é fazer atividade física regularmente, mas é preciso ter uma alimentação saudável, reduzir drasticamente o consumo de sal, parar de fumar e reduzir a ingestão de bebida alcoólica”, explica o médico.

A Secretaria de Saúde do Recife oferece tratamento aos pacientes com hipertensão em todas as unidades, com distribuição de medicamentos padronizados para a doença. O CMEM é localizado no bairro de Casa Forte, Zona Norte do Recife, e dispõe de uma equipe multidisciplinar composta por cardiologistas, nefrologista, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, educadores físicos e farmacêuticos, além de uma Academia da Cidade.