Pernambuco recebe mutirões para avaliação pulmonar gratuita

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 18/04/2015 às 8:00
espirometria_ FOTO:

Espirometria permite medir a quantidade de ar que entra e sai dos pulmões (Foto: Divulgação) Espirometria permite medir a quantidade de ar que entra e sai dos pulmões (Foto: Divulgação)

Os moradores do Recife, Cabo de Santo Agostinho, Igarassu e Caruaru receberão mutirões de espirometria, exame conhecido também como teste do sopro capaz de detectar a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), que compromete a capacidade respiratória e custa aos cofres públicos cerca de R$ 100 milhões ao ano.

A iniciativa é promovida pela companhia farmacêutica Boehringer Ingelheim, em parceria com os centros de atenção básica de cada município. A primeira avaliação é uma triagem que seleciona os pacientes com maior probabilidade de apresentar a doença e direciona para a espirometria. Esse procedimento permite medir a quantidade de ar que entra e sai dos pulmões. Caso o paciente esteja fora dos padrões normais para sua idade, ele será encaminhado para um centro de referência, onde receberá indicação para o tratamento adequado.

O diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento adequado da DPOC, doença que anualmente causa cerca de 40 mil mortes no Brasil. Os primeiros sinais (cansaço, tosse, pigarro e falta de ar) são confundidos com sinais do envelhecimento, fazendo com que o diagnóstico preciso seja feito quando o pulmão do paciente já está bastante comprometido. Entre os sintomas mais comuns estão tosse, produção de catarro, falta de ar e a consequente limitação para exercícios físicos simples, como subir escadas ou caminhar.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) projeta que, em 2020, a DPOC será a terceira causa de morte no mundo. A doença atinge 210 milhões de pessoas, aproximadamente sete milhões só no Brasil. Todos os anos, a DPOC leva a óbito cerca de 40 mil brasileiros, o equivalente a quatro pacientes por hora, segundo dados do Ministério da Saúde.

Os interessados em participar dos mutirões devem ligar para os centros de atenção básica e agendar um horário para realização da triagem e do exame de espirometria nas datas abaixo. Aqueles que já passaram pela triagem previamente serão encaminhados direto para o exame.

Recife

Politécnica Gouveia de Barros

Endereço: R. da Santa Cruz, 16 - Boa Vista

Datas: 20/4 e 27/4 (início às 13h)

Telefone: 81 3355-1522/1527/1509

Caruaru

Centro de Saúde Amélia Pontes

Endereço: Rua dos Guararapes – Nossa Senhora das Dores

Datas: 23/4 (início às 8h)

Telefone: 81 3701-1382

Cabo de Santo Agostinho

Centro de Saúde Manoel Gomes

Endereço: Rua Amaro P. Cavalcante, 33 - Centro

Datas: 22/4 e 29/4 (início às 13h)

Telefone: 81 3521-4761

Igarassu

Centro de Referência em Saúde Pública (Cresp)

Endereço: Rua Tenente Pedro Galvão, 173 – Cruz de Rebouças

Datas: 30/4 (início às 8h)

Telefone: 81 3543-0372 / 87637402