Pessoas com diabetes têm maior chance de se envolver em acidentes de trânsito

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 17/04/2015 às 8:00

Motorista dirigindo (Foto: Rafa Medeiros/Acervo JC Imagem) Motoristas com diabetes relatam mais acidentes, infrações de trânsito e episódios de hipoglicemia na direção de um veículo (Foto: Rafa Medeiros/Acervo JC Imagem)

Os motoristas que convivem com diabetes fora do controle têm maior chance de se envolver em acidentes de trânsito, em comparação com aqueles que não têm a doença. Esse é um dos assuntos que serão discutidos durante o 11º Congresso Brasileiro sobre Acidentes e Medicina de Tráfego, que será realizado, de 10 a 12 de setembro, em Gramado, no Rio Grande do Sul.

Na evolução crônica da doença, representam fatores de risco para a direção veicular: a retinopatia diabética, que causa perda da visão; a neuropatia diabética, com alterações motoras e de sensibilidade nos membros inferiores; a doença arterial coronária, que pode se manifestar no ato de dirigir, e a insuficiência arterial periférica, que pode evoluir com a amputação de membros.

"Mas, sem dúvida, o maior risco para a segurança de tráfego advém da possibilidade da ocorrência de hipoglicemia em pessoas com diabetes", avalia o presidente da Associação Brasileira Medicina de Tráfego (Abramet), José Heverardo da Costa Montal, doutor especialista em medicina do tráfego.

A hipoglicemia pode provocar taquicardia, tremores, aumento da agressividade, sudorese, náuseas, tonturas e falhas de atenção, como também estado de perturbação da consciência. Caso não corrigida, a hipoglicemia pode evoluir para sintomas relacionados com o sistema nervoso central: inquietação, falta de coordenação e desorientação, condições que interferem com o ato de conduzir veículos.

Os novos medicamentos e tipos de insulina, os esquemas terapêuticos modernos e o automonitoramento da glicemia capilar com aparelhos práticos e precisos permitem que a pessoa com diabetes controle satisfatoriamente os seus níveis de glicemia e possa conduzir veículos com segurança.

Fique por dentro

Motoristas com diabetes relatam significativamente mais acidentes, infrações de trânsito e episódios de hipoglicemia na direção de um veículo. Estudos realizados em simuladores, com voluntários, demonstraram que:

- Hipoglicemias moderadas alteraram de forma importante a capacidade de dirigir em 35% das pessoas (desvios de direção, guinadas, saídas da pista, excesso de velocidade, condução lenta, freadas e acelerações).

- Prejuízos na direção veicular, como ultrapassagem de faixas contínuas, acelerações e freadas indevidas, já são observados mesmo com hipoglicemias leves. Apenas um terço dessas pessoas trataram sua hipoglicemia ou pararam de dirigir.