Dia Mundial da Voz: aprenda a cuidar da sua

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 16/04/2015 às 11:04

Quem precisa usar muito a voz no ambiente de trabalho, como profissionais de telemarketing, deve seguir cuidados especiais (Foto: Free Images) Quem precisa usar muito a voz no ambiente de trabalho, como profissionais de telemarketing, deve seguir cuidados especiais (Foto: Márcia Mendes/Acervo JC Imagem)

Você tem apresentado cansaço na voz, rouquidão, tosse constante ou até mesmo um desconforto na garganta? Esses e outros sintomas podem ser um sinal de que suas pregas vocais, popularmente conhecidas por cordas vocais, precisam de avaliação e acompanhamento médico. No Dia Mundial da Voz, celebrado nesta quinta-feira (16), que tal aprender alguns cuidados e adquirir  hábitos para manter a voz saudável?

VEJA TAMBÉM:

» Praça do Derby recebe atividades gratuitas em homenagem ao Dia Mundial da Voz

» Problemas vocais, como rouquidão e cansaço ao falar, atingem 15 milhões de brasileiros

“A voz tem relação com o bem-estar geral. Adotar hábitos saudáveis interfere positivamente no corpo e na voz. Uma boa noite de sono, ingestão de muita água, prática de atividade física, alimentação balanceada e boa postura podem promover a qualidade vocal", explica a especialista em voz e fonoaudióloga Carla Brito, professora do IDE Cursos e mestre em ciências da linguagem.

Fonoaudióloga Carla Brito (Foto: divulgação) "A voz tem a ver com o bem estar geral. Se você tem uma vida equilibrada, interfere diretamente no seu corpo e na sua voz", alerta fonoaudióloga Carla Brito (Foto: divulgação)

"Podemos ter vários problemas causados por mau uso da voz. Devemos evitar gritar muito, pigarrear, estar em contato com poeira e fumar", explica a fonoaudióloga.

Ao menor sinal de desconforto, é importante procurar um especialista. "Rouquidão, cansaço para falar, pigarro constante e variações grandes de voz ao longo do dia são sinais de que devem fazer com que a pessoa procure um especialista, seja um fonoaudiólogo ou otorrino. Principalmente quem usa a voz de forma profissional deve ter orientação com fono, a fim de usar a voz com mais benefícios e manter a qualidade do trabalho", orienta Carla.

Confira algumas dicas das fonoaudiólogas Carla Brito e Jamile Vasconcelos:

1. Tossir ou pigarrear provoca atrito entre as pregas vocais, ocasionando irritação, o que pode favorecer alterações na voz. O melhor é controlar a vontade de pigarrear ou tossir e aumentar a hidratação;

2. O álcool em excesso provoca sensação de dormência na laringe e leva o indivíduo a forçar a voz. Se você tiver que usar a voz profissionalmente ou se estiver com alguma irritação na garganta, evite bebidas alcoólicas, principalmente as bebidas destiladas, como whisky e vodca, que por apresentarem um teor maior de álcool agridem ainda mais as pregas vocais;

3. Sprays e pastilhas têm efeitos anestésicos que mascaram a dor de garganta, propiciando abusos vocais. Utilize apenas sob orientação médica e não utilize antes do uso prolongado da voz.

4. O consumo de bebidas quentes e logo após geladas provoca o choque térmico, causando uma descarga imediata de muco e edema nas pregas vocais, o que pode alterar a voz. Procure consumir bebidas em temperatura ambiente.

5. O fumo possui propriedades irritativas e cancerígenas. No momento em que se traga a fumaça quente agride as pregas vocais. Evite fumar e permanecer em um ambiente com fumaça de cigarro.

6. A maior parte dos problemas vocais estão relacionados ao uso inadequado ou abusivo da voz, tais como gritar, falar alto, excessivamente e em velocidade acelerada. O ideal é procurar não falar nem alto, nem baixo demais e articular corretamente as palavras, procurando dar ênfases e pausas no discurso. Isto permitirá uma comunicação eficiente.

7. Roupas justas na cintura podem atrapalhar a respiração e gravatas apertadas podem apertar a laringe, aumentando a tensão nesta região, o que exige um maior esforço das pregas vocais. Escolha roupas leves e folgadas que permitam uma dinâmica respiratória mais eficiente e deixem a laringe livre para os movimentos necessários na fala.