Marcelo Ventura é homenageado nos EUA por resultados da cirurgia do cristalino

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 15/04/2015 às 5:00

Marcelo Ventura desenvolveu técnicas cirúrgicas que revolucionaram os resultados da cirurgia do cristalino de crianças e adultos (Foto: 4 Comunicação) Marcelo Ventura desenvolveu técnicas cirúrgicas que revolucionaram os resultados da cirurgia do cristalino de crianças e adultos (Foto: 4 Comunicação)

Cofundador e vice-presidente da Fundação Altino Ventura, o oftalmologista Marcelo Ventura será homenageado durante o Congresso da Sociedade Americana de Cirurgia de Catarata e Refrativa (ASCRS) e da Associação Americana de Administradores Oftalmológicos (ASOA), que será realizado de 17 a 21 de abril, no Centro de Convenções de San Diego, na Califórnia (EUA). Ele é o primeiro médico do Norte/Nordeste do Brasil a receber a honraria, concedida anualmente aos dois nomes do segmento com maior destaque mundial.

Para a escolha dos homenageados, foram levados em consideração o pioneirismo e as contribuições profissionais para o ensino, disseminação de novos conhecimentos, aprimoramento técnico, científico e ético na área. Além de Marcelo Ventura, que “desenvolveu técnicas cirúrgicas que revolucionaram os resultados da cirurgia do cristalino de crianças e adultos”, segundo avaliou a ASCRS, também foi nomeado o oftalmologista francês Philippe Sourdille, com um extenso legado na concepção e patente de modelos de lentes intraoculares.

Trajetória profissional

Graduado em medicina pela Universidade de Pernambuco (UPE), Marcelo Ventura completou a residência na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Fez curso de fellow em retina e catarata na Universidade de San Juan, em Porto Rico (EUA). Realizou os cursos de doutorado em oftalmologia e mestrado profissionalizante em administração da prática oftalmológica na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

É cofundador e vice-presidente da Fundação Altino Ventura (FAV), em Pernambuco, organização sem fins lucrativos que beneficia, há 29 anos, a população de baixa renda. A FAV já ofereceu mais de 9 milhões de procedimentos clínicos e cirúrgicos e já formou mais de 424 oftalmologistas médicos brasileiros e internacionais, através dos cursos de residência médica, especialização e fellow em oftalmologia.

Marcelo Ventura é cofundador e diretor do Hospital de Olhos de Pernambuco (Hope) e fundou, em 2000, o Complexo Hospitalar Hope-Esperança. Desenvolve regularmente atividades clínicas, cirúrgicas, assim como de ensino e pesquisa, e é ainda membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia desde 1980.

Família engajada na oftalmologia

Marcelo Ventura é filho do renomado oftalmologista Altino Ventura e de Lourdes Ventura. Tem cinco irmãos. É casado com a oftalmopediatra Liana Ventura, presidente da Fundação Altino Ventura, com quem tem três filhos, as também oftalmologistas Bruna e Camila e o estudante de medicina Marcelo Ventura Filho.