Atendimento pediátrico por telemedicina melhora qualidade do cuidado em Sergipe

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 15/04/2015 às 9:00

Atendimento médico a distância é oferecido para crianças das cidades de Lagarto e Tobias Barreto, em Sergipe (Foto: Divulgação) Atendimento médico a distância é oferecido para crianças das cidades de Lagarto e Tobias Barreto, em Sergipe (Foto: Divulgação)

A Cisco, companhia mundial que se dedica à tecnologia da informação acaba de divulgar um relatório sobre os resultados do projeto piloto voltado para a telemedicina, que oferece assistência médica a crianças carentes em Sergipe. Intitulado Connecting Brazil’s Children to a Healthier Future, o material apresenta resultados de uma pesquisa realizada pela multinacional, que mostra como a telemedicina ajuda a melhorar a qualidade do atendimento aos pacientes e a reduzir a necessidade de viagem das famílias que moram em áreas remotas até médicos especialistas.

A Cisco lançou o projeto piloto em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e outros parceiros-chave em duas cidades rurais, Tobias Barreto e Lagarto, em 2014. De acordo com o relatório, o Brasil tem uma carência de médicos especialistas em áreas remotas. Com a ausência desses profissionais fora das principais cidades do País, pessoas que vivem nas áreas rurais não têm muito acesso a assistência médica especializada.

Outro desafio é que os especialistas que vivem em áreas afastadas têm acesso limitado a tecnologias de colaboração, o que pode impossibilitar uma conexão virtual entre médicos para a troca de conhecimento ou discussão sobre um caso.

Mesmo com esses desafios, 40 pacientes tiveram a possibilidade de aproveitar o benefício de consultas por telemedicina, em um primeiro momento. De acordo com o relatório, o programa está pronto para receber mais consultas e será expandido para atender centenas de pacientes em 2015.

“Os resultados desse novo relatório nos mostram que levar a telemedicina para Sergipe tornou viável o que antes parecia impossível. Dessa forma, crianças podem ter mais acesso à assistência médica de qualidade e ser melhor diagnosticadas”, afirma o gerente sênior para as soluções globais de saúde da Cisco Corporate Affairs, Brantz Myers.

Resultados preliminares da pesquisa:

- 100% dos pacientes entrevistados disseram que estavam satisfeitos ou muito satisfeitos com a consulta virtual.

- 93% dos pacientes que participaram de consultas virtuais acharam a experiência efetiva.

- 96% dos pacientes afirmaram que o uso da tecnologia em consultas reduziu a necessidade de viagem até a assistência especializada e que os gastos das famílias reduziu devido ao uso de telepresença na clínica.

- 92% dos pacientes concordam que o uso da telepresença na clínica local melhorou a qualidade do atendimento e recomendariam a telemedicina a outros membros da família.

O piloto do programa será concluído oficialmente no fim de abril e depois será assumido pela Universidade Federal de Sergipe, que ficará responsável por implantar a produção e supervisionar o progresso do programa.