Hospital das Clínicas cria ambulatório especializado para atender idosos com câncer

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 14/04/2015 às 8:31

Cuidadores de idosos Cerca de 60% dos pacientes com câncer no País têm 65 anos ou mais (Foto: Flora Pimentel/JC Imagem)

Estima-se que 60% dos pacientes oncológicos no Brasil tenham 65 anos ou mais e que 70% das mortes decorrentes da doença ocorram durante o envelhecimento. De olho nessas estatísticas, o Serviço de Oncologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC/UFPE) está com uma nova clínica voltada para o atendimento específico de idosos com câncer. O local, intitulado Ambulatório de Oncogeriatria, funciona no terceiro andar do HC/UFPE, vinculado ao Serviço de Oncologia, e é coordenado pelo oncologista Luiz Alberto Mattos e pela geriatra Maria Magalhães.

“O envelhecimento da população e o aumento da incidência de câncer em pacientes idosos criam a necessidade de um novo profissional, que alie conhecimentos em oncologia e geriatria. A decisão de criar esse ambulatório se deu a partir da necessidade crescente de se avaliar os casos de câncer em idosos”, explicou o coordenador do novo ambulatório e também chefe de Serviço de Oncologia do HC, Luiz Alberto Mattos.

Segundo ele, a partir da avaliação ampla de um geriatra e a interação com o oncologista, pode-se delinear a melhor estratégia de tratar o paciente com terapias que sejam potencialmente curativas e que, por outro lado, evitem comprometer a qualidade de vida do idoso.

O Ambulatório de Oncogeriatria conta com oncologistas e geriatras, além de médicos residentes do Programa em Cancerologia Clínica e do Programa em Geriatria do HC-UFPE. Eles participam do atendimento e discussões de todos os casos.

“Queremos oferecer um serviço especializado que avaliará de forma personalizada cada diagnóstico”, afirmou Mattos. Para o tratamento do idoso, a equipe multidisciplinar utiliza instrumentos de avaliação clínica que abordam vários aspectos da vida, verificando as condições funcionais desses pacientes em relação a suas atividades diárias, a coexistência de outras doenças, o uso de medicamentos, além das condições nutricionais, sociais e psicológicas. De acordo com o perfil individual de cada paciente e sua doença oncológica, será elaborado um plano de tratamento.

Consultas

O ambulatório de Oncogeriatria funciona às segundas-feiras, a partir das 13h30. A expectativa é de que sejam atendidos 30 pacientes por mês. No entanto, dependendo da procura, esse número pode aumentar. Nesse primeiro momento, o Ambulatório de Oncogeriatria só receberá pacientes que já sejam do Hospital das Clínicas e que tenham o encaminhamento em mãos. Os critérios para o encaminhamento são: idade igual ou superior a 70 anos, com biópsia confirmando o diagnóstico de neoplasia maligna e que não se submeteram a nenhum tratamento oncológico (quimioterapia, radioterapia ou cirurgia para câncer) nos últimos cinco anos.

Mais informações: Ambulatório de Oncogeriatria - 81 2126-3744