Saiba o que é adenoidite, inflamação nas adenoides

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 13/04/2015 às 15:10

Nariz de criança (Foto: Free Images) Mecanismo de defesa contra agentes estranhos, as adenoides estão sujeitas a um processo inflamatório chamado de adenoidite (Foto: Free Images)

Sabia que adenoide, considerada por muitos como uma doença, é, na verdade, uma parte do corpo humano, responsável pela produção de anticorpos? Constituídos de tecido linfóide único, os dois pequenos conglomerados ficam em uma região atrás das cavidades nasais e acima do palato mole (céu da boca). Por se tratar de uma forma de defesa contra agentes estranhos, estão sujeitos a um processo inflamatório chamado de adenoidite.

As adenoides aumentam de volume nos primeiros anos de vida e começam a regredir por volta dos seis, sete anos de idade. Alguns pacientes sofrem com as inflamações repetidas destes conglomerados ou até hipertrofia das adenoides podem prejudicar a respiração e obstruir o canal de comunicação entre o nariz e o ouvido, trazendo vários problemas, como otite e perda auditiva.

Outro fator pode prejudicar a vida da criança com adenoidite: a obstrução nasal. “Isto provoca, muitas vezes, alterações no desenvolvimento da arcada dentária e da musculatura da face, assim como ronco, apneia do sono, voz anasalada e acúmulo da secreção no interior do nariz. Há, até mesmo, casos de má nutrição e baixo desenvolvimento estatural, consequentemente", alerta o otorrinolaringologista Thiago Miranda, do Hospital de Olhos de Pernambuco (Hope).

A adenoidite é diagnosticada através de alguns exames, como endoscopia nasal e raios-X. A princípio, o tratamento é farmacológico, uma vez que a tendência é que o volume das adenoides diminua com o crescimento." Somente quando não há resultados satisfatórios e em casos de otite de repetição, apneia do sono, quando a criança só consegue respirar pela boca ou ainda quando há perda auditiva, realiza-se o tratamento cirúrgico”, explica.