É preciso ter cuidado com dicas de dieta na internet, alerta nutricionista

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 13/04/2015 às 18:00

Dieta e alimentação (Foto: Free Images) O ideal é buscar fontes confiáveis, como sites de universidades, blogs de profissionais de saúde para tirar dúvidas sobre dieta, defende nutricionista (Foto: Free Images)

Na era digital, é comum buscarmos informações sobre diversos assuntos na internet. A praticidade, inclusive, faz com que acreditemos em dados equivocados que podem nos prejudicar, principalmente em relação à saúde. Especialistas alertam que para evitar o erro o ideal é procurar fontes confiáveis. "O ideal é sempre buscar fontes confiáveis, como sites de universidades, blogs de profissionais de saúde e associações científicas, e checar se a mesma informação aparece em duas ou três fontes diferentes", alerta a nutricionista Simone Santos.

Para a nutricionista, a alimentação deve partir de uma escolha pessoal e não precisa ser radical. "Defendo uma nutrição individualizada que procure estabelecer a dieta adequada ao perfil de cada um. Podemos ser saudáveis comendo de tudo um pouco, de forma balanceada", defende.  A experiência de alguns pacientes também pode ser prejudicial para aqueles que desejam levar uma vida mais saudável. "Todo mundo acha que entende de alimentação. Depois de emagrecer com uma dieta, muitos passam a  'ensinar' os outros. Isso é perigoso", esclarece a nutricionista.

Nas redes sociais, por exemplo, vários internautas são conhecidos por divulgar seus estilos de vida e publicarem diversas dicas de alimentação. "O problema é que, apesar de terem milhares de seguidores, na maioria das vezes os autores não têm formação na área da nutrição e fazem recomendações sem o conhecimento completo sobre os alimentos", alerta.