bebês

Pediatra faz alerta sobre o uso da funchicórea para alívio de cólicas em bebês

Funchicórea dá sono no bebê? Essa é uma das perguntas mais frequentes quanto ao uso do fitoterápico em crianças; tire suas principais dúvidas

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 10/04/2015 às 15:47 | Atualizado em 03/11/2023 às 10:01
Laura Garcia/Pexels
Cólica é uma das causas de choro dos bebês e atinge 75% deles nos primeiros três meses de vida FOTO: Laura Garcia/Pexels

Se tem uma coisa que deixa as mães angustiadas é ver o sofrimento do recém-nascido com as afamadas cólicas, caracterizadas por dores abdominais que atingem 75% dos bebês nos primeiros três meses de vida.

Existem várias estratégias simples que podem ajudar a aliviar o incômodo como massagens na barriga que auxiliam a soltar os gases, banho de imersão em água morna e contato do bebê com a pele da mãe.

Há pais que chegam a recorrer à funchicórea, fitoterápico usado ao longo de mais de 70 anos para tentar amenizar a cólica nos bebês. É um pó obtido da erva-doce ou funcho. É adocicada e tem consistência semelhante à do açúcar.

Funchicórea alivia cólica?

Muitas mães procuram a funchicórea nas farmácias porque relatam que, ao salpicarem o pó na chupeta, o bebê se acalma.

Para o pediatra Sylvio Renan, a ação “calmante” desse medicamento ocorre pela liberação de serotonina no organismo após ingestão de produtos de sabor adocicado, o que dá a sensação de euforia e bem estar.

Um alerta é importante: "A funchicórea possui, na formulação, a sacarina, um adoçante artificial muito utilizado por quem tem diabetes, mas que não é indicado para bebês", frisa o médico.

Ele ainda orienta que não há comprovação de qualquer eficácia no uso da funchicórea para combater as cólicas.

"Há quem afirme que o produto tem efeito relaxante e sedativo, podendo ser benéfico no tratamento sintomático da cólica. Contudo, nada disso foi ainda confirmado cientificamente", explica Sylvio Renan, autor do livro Seu bebê em perguntas e respostas – Do nascimento aos 12 meses.

"O uso excessivo da funchicórea pode ser prejudicial. Existem, inclusive, relatos esporádicos de sedação excessiva, inclusive com paradas respiratórias", alerta.

Dessa maneira, ele orienta que o remédio não deve ser usado sem supervisão médica, sob o risco de prejudicar a saúde do bebê.