Maternidade do Hospital do Tricentenário aposta em atendimento humanizado

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 09/04/2015 às 17:31

Mães recebem orientação sobre amamentação (Foto: Divulgação) Mães recebem orientação sobre amamentação (Foto: Divulgação)

A maternidade do Hospital do Tricentenário, em Olinda, no Grande Recife, tem apostado no atendimento humanizado, a fim de garantir respeito e dignidade às pacientes. Totalmente vinculada ao Sistema Único de Saúde (SUS), é a única maternidade da cidade em funcionamento e fornece assistência também a gestantes que vêm de outros municípios de Pernambuco.

De novembro a janeiro, o hospital realizou 1.076 partos normais, contra 329 cesáreas. No acolhimento, a paciente é recepcionada por profissionais qualificados. "Um parto pode durar horas. Então, é de extrema importância que a paciente receba apoio não apenas da equipe de especialistas, mas também do acompanhante", diz a responsável técnica da unidade, Kátia Luna.

Após o nascimento, o bebê é colocado no seio para estimular a amamentação e, quando nasce sem complicações, vai direto para o leito com a mãe, o que garante um maior vínculo entre mãe e filho.

A assistência continua no pós-parto com uma equipe multidisciplinar, que periodicamente realiza palestras votadas para as mães, a fim de promover uma rede de diálogo mais efetiva. Para melhor receber as gestantes, o Hospital do Tricentenário passa por uma reforma na maternidade. Além disso, a unidade garante vacinação, testes do pezinho e do olhinho. Os bebês também já saem da maternidade com o registro civil.