Brasileiro está disposto a pagar mais para se alimentar melhor e consumir orgânicos

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 09/04/2015 às 9:00
alimentos_Destaque FOTO:

Cerca de 40% dos entrevistados disseram que pagariam até 5% a mais em alimentos orgânicos (Foto: Free Images) Cerca de 40% dos entrevistados disseram que pagariam até 5% a mais em alimentos orgânicos (Foto: Free Images)

Pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), com o intuito de avaliar se os hábitos alimentares e de compra de comida sofreram alterações nos últimos anos, constatou que o brasileiro está consumindo mais legumes e menos carne. Além disso, o levantamento mostra que as pessoas estão dispostas a pagar mais por alimentos orgânicos e socialmente sustentáveis.

Entre os 760 participantes da pesquisa, 48% afirmaram que comeram menos proteína animal durante o último ano. Desse grupo, 89% a substituíram por proteína vegetal, como a soja. Além disso, 24% dos participantes afirmaram que não comem carne uma vez por semana, pelo menos.

Questionados sobre as suas preocupações quanto à segurança alimentar, os entrevistados destacaram entre os aspectos que mais os inquietam: o excesso de agrotóxicos na agricultura e de hormônios nas carnes.

Os resultados revelam que 94% dos entrevistados estariam dispostos a consumir mais produtos orgânicos se a oferta fosse maior. Além disso, 40% disseram que pagariam até 5% a mais em alimentos orgânicos.

E mais: metade dos entrevistados (51%) afirmou que reduziu a compra de doces e sobremesas. Já 37% compraram menos carne vermelha e 32% menos bebidas adoçadas, como refrigerantes. Por outro lado, colocaram no carrinho mais frutas (38%), mais legumes e verduras (32%) e mais peixes (33%).