Ministério da Saúde lança livro que estimula o consumo de alimentos saudáveis

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 08/04/2015 às 6:00

Diversidade culinária e variedade de frutas e hortaliças do Brasil possibilita à população manter uma alimentação saudável (Foto: Free Images) Diversidade culinária e variedade de frutas e hortaliças do Brasil possibilitam à população manter uma alimentação saudável (Foto: Free Images)

Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, lançou na terça-feira (7/4) o livro Alimentos regionais brasileiros (clique aqui para baixar versão digital da publicação) com comidas típicas de cada região do País e dicas para quem deseja cozinhar com mais saúde. O principal objetivo é estimular a população para o consumo de uma alimentação saudável, capaz de promover saúde e mais qualidade de vida, o que ajuda a reduzir obesidade, diabetes, hipertensão e outras doenças.

Além de orientar sobre o tipo de alimento (características e uso culinário), o livro traz informações sobre preparo de uma refeição e lista de possíveis substituições para as preparações desenvolvidas. A intenção é proporcionar a população o conhecimento das mais variadas espécies de frutas, hortaliças, leguminosas, tubérculos, cereais, ervas, entre outros existentes no País.

Dados da pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2014) mostram que apenas um quarto da população brasileira (24,1%) consome a quantidade de frutas e hortaliças recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em cinco ou mais dias da semana. Segundo a OMS, a ingestão necessária é de pelo menos 400 gramas desses alimentos diariamente. Esse consumo é ainda menor entre os homens, quando o índice é de 19,3%, e maior entre as mulheres, 28,2%.

Durante a cerimônia de lançamento do livro, o ministro ressaltou que, apesar dos resultados da pesquisa, a diversidade culinária e a variedade de frutas e hortaliças do Brasil possibilitam à população manter uma alimentação saudável.

A coordenadora de Doenças e agravos não transmissíveis do Ministério da Saúde, Débora Malta, aconselhou a população a seguir as recomendações do novo guia. “Prefiram sempre alimentos in natura, ou minimamente processados, e preparações culinárias a alimentos ultraprocessados”, explicou a coordenadora.