Pessoas sedentárias têm até 30% de aumento do risco de mortalidade por doenças crônicas

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 06/04/2015 às 14:00
exercício_destaque FOTO:

Exercícios (Foto: Marcelo Soares/Acervo JC Imagem) Prática regular de exercícios é eficaz para evitar doenças e mortes (Foto: Marcelo Soares/Acervo JC Imagem)

Inspirado no tema Da saúde se cuida todos os dias, o Ministério da Saúde lança campanha que marca as ações em comemoração ao Dia Mundial da Atividade Física, lembrado nesta segunda-feira (6). Ao todo, 90 municípios promoverão uma série de atividades com o objetivo de chamar a atenção da população brasileira para a importância da prática regular de exercícios, como forma eficaz de evitar doenças e mortes.

O sedentarismo está fortemente relacionado ao aparecimento de doenças relacionadas ao excesso de peso, à obesidade, a diabetes e à hipertensão. De acordo com estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS), pessoas sedentárias têm entre 20% e 30% de aumento do risco de mortalidade, em especial por doenças crônicas. Por isso, a prática regular de atividades físicas é fundamental para manter corpo e mente saudáveis.

Oito capitais realizarão ações com foco em promoção da atividade física: Belo Horizonte (MG), Aracaju (SE), Fortaleza (CE), Maceió (AL), Porto Velho (RO), Salvador (BA), Brasília (DF) e Recife (PE). A ideia é sensibilizar a população sobre a importância de promover hábitos saudáveis de vida, como manter uma alimentação saudável e praticar exercícios pelo menos três vezes por semana.

Durante os eventos, serão realizadas práticas corporais e de lazer, como caminhada, passeio ciclístico, jogos e dança, práticas de alimentação saudável, de higiene e saúde bucal, de consumo de cigarro, álcool e drogas, de violência e acidentes e distribuição de material educativo.

No Recife, será realizada uma série de atividades na Avenida Rio Branco, área central da cidade, no dia 12 de abril. Estão na programação caminhada supervisionada, aulão de ginástica, aulas de tai chi chuan, jogos populares, orientação nutricional coletiva, palestras e entrega de material educativo.

Xô, sedentarismo!

Segundo dados do Ministério da Saúde (Vigitel - Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), em 2013, 33,8% da população adulta das capitais praticavam exercícios. O índice é maior que o de três anos atrás (33,5%), o que aponta para uma tendência de aumento deste hábito.

A prevalência da inatividade física em pessoas acima de 18 anos é um dos indicadores utilizados pelo Ministério para monitorar fatores de risco para as doenças crônicas não transmissíveis, como câncer, hipertensão e diabetes. De acordo com dados de um estudo divulgado em 2012 pelo periódico The Lancet, o sedentarismo já responde pela redução da expectativa de vida da humanidade de forma tão significativa quanto o tabagismo e a obesidade. São estimadas 5 milhões de mortes por ano em todo o mundo decorrentes do sedentarismo.

Esse levantamento traçou um perfil da prática de atividade física no mundo e apontou que, no Brasil, 49% da população está inativa, ou seja, realiza menos de 150 minutos de atividade de intensidade moderada por semana. A pesquisa ainda revelou a situação de inatividade física de outros países, como Argentina (68,3%), Congo (48,6%), Emirados (62,5%), Estados Unidos (40,5%), México (37,7%), Portugal (51%) e Japão (60,2%).