Aprenda a ler rótulos dos alimentos para fazer escolhas que dão uma mãozinha à dieta

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 06/04/2015 às 11:45

Fique atento aos rótulos dos produtos que estão nas prateleiras do supermercado (Foto: Helia Scheppa/Acervo JC Imagem) Fique atento aos rótulos dos produtos que estão nas prateleiras do supermercado (Foto: Helia Scheppa/Acervo JC Imagem)

Saber ler o rótulo e atentar para a rotulagem nutricional dos alimentos ajudam a gente a fazer escolhas certas que levam a uma dieta mais equilibrada. As embalagens devem apresentar informações que visam a garantia de qualidade do produto e a saúde do consumidor.

"A rotulagem nutricional é muito importante para que as pessoas conhecerem as propriedades nutricionais dos alimentos e contribui bastante para um consumo adequado dos mesmos. Não podemos negar que ainda são necessários ajustes e inclusões de informações no rótulo para que se torne 100% informativo e prático para o consumidor", diz a nutricionista do Vigilantes do Peso, Renata Migueis.

Ela reforça que as embalagens devem ter uma discriminação mais detalhada de açúcares e gorduras, além de informação sobre alimentos alergênicos. "Apesar disso, ter acesso às informações atualmente disponíveis já é uma grande conquista para o consumidor. Ao interpretar corretamente as informações do rótulo, é possível saber, por exemplo, qual ingrediente predomina no alimento, já que o primeiro da lista é o que está em maior quantidade”, complementa Renata.

A rotulagem nutricional se aplica a todos os alimentos e bebidas produzidos, comercializados e embalados na ausência do cliente e que estão prontos para oferta ao consumidor.

Conheça as informações incluídas nos rótulos:

- Valor energético: Pode ser expresso em quilocalorias (kcal) ou quilojoules (kJ) e representa a quantidade de energia (a partir de carboidratos, proteínas e gordura) que nosso corpo será capaz produzir com o consumo daquela porção de alimento para gastar ou armazenar, dependendo da situação.

- Macronutrientes: Carboidratos, proteínas e gorduras totais, que são componentes dos alimentos e são essenciais para o organismo realizar as todas as suas funções. Alguns dos macronutrientes podem ser destrinchados no rótulo como os carboidratos, informando a quantidade de açúcar e as gorduras, que se subdividem em trans, saturadas, poli-insaturadas e monoinsaturadas. Atenção: a informação de trans e saturadas é obrigarória na rotulagem.

- Fibra alimentar: São partes do alimento não digeridas e não absorvidas, mas que exercem função importante para a saúde, como auxiliar no funcionamento do intestino e na saciedade, o que ajuda, inclusive, no emagrecimento.

- Outras informações: No rótulo, também existem detalhes importantes, como porção e medida caseira, que indicam a quantidade recomendada para o consumo que visa uma alimentação balanceada e o percentual de valores diários, que informa quanto o produto em questão apresenta de energia e nutrientes em relação a uma dieta de 2000 kcal. Esse valor pode ser menor ou maior, dependendo da necessidade energética de cada pessoa.

Dicas importantes:

- Verifique também a validade do produto.

- Se for comprar produtos integrais, verifique, entre a lista dos ingredientes no rótulo, se os primeiros da lista são realmente integrais.

- Não supervalorize termos como zero, isento, leve, fit, integral, light, diet, ômega-3, fibras e grãos, além de outros nas embalagens, sem antes consultar o rótulo e se certificar que aquele alimento pode realmente ser benéfico para a sua condição de saúde. Muitas marcas utilizam termos e alegações de propriedades funcionais e/ou de saúde como marketing para impulsionar a venda de produtos.